oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Proposta de Resumo Ensino Médio


Vestido em trapos, amarrados com força a uma estaca, o homem espera. Sua língua está atravessada por um prego e presa a uma estrutura de metal para evitar que grite uma ofensa à Santa Igreja. Sob seus pés, a pulha de lenha começa a arder. A cena terrível contrasta com o lugar de nome poético - Praça das Flores, no centro de Roma.
É o dia 17 de fevereiro de 1600. O homem que agoniza se chama Giordano Bruno e tem 52 anos. O crime, tão horrível a ponto de merecer a punição de "morte sem derramamento de sangue", ou seja, fogueira, foi ter ideias que contrariavam as dos poderosos.

Campo dé Fiori, Giordano Bruno, Roma

       Avancemos agora 400 anos. Deixemos a Roma seiscentista, capital da Igreja católica e do mundo ocidental, e voemos para Washington, mês de novembro 1999. Numa sala da Instituição Carnegie, o astrônomo Paul Butler e seu colega Geoff Marcy analisam imagens de centenas de estrelas, em busca de pequenas perturbações no seu brilho que indiquem a presença de planetas por perto. Ali estão: mais seis deles. Junto com os catorze localizados anteriormente pela dupla e os outros oito encontrados por grupos diversos, já são 28. Vinte e oito planetas circulando em volta de outras estrelas que não são o Sol.
      o que isso tem a ver com o filósofo...um dos crimes que levaram Bruno à foqgueira foi imaginar um cosmos povoado de estrelas, cada qual com seus planetas, e cada planeta com seus habitantes. A ideia abalou a igreja porque tirava a Terra de uma posição especial. Saímos do centro para assumir um lugar qualquer entre os infinitos mundos.
       Passados quatro séculos, o vaticano não cogita reabilitar Giordano Bruno, "Ele não foi condenando só pelas visões astronômicas", afirmou a Super o monsenhor Alejandro Cifres gimenez, direto do arquivo histórico do Santo Ofício, em Roma, a instituição que julgou e condenou o filósofo. "Era um herético confesso" dzi. Em Washington, Butler retruca. "A posição da igreja não me interessa", diz o descobridor dos planetas. "Giordano Bruno foi um grande herói. É um ídolo. "

PROPOSTA: Leia cada parágrafo do texto e resuma apenas as ideias principais contida em cada um;
Há a possibilidade de unir dois parágrafos em uma unica ideia;
* Seu resumo terá a produção de 8 (mínimo) e 10 (máximo) linhas.
* Deverá ser entregue ao retornarmos às aulas em Folha Definitiva para redações.
* Coloque todos os seus dados de identificação de aluno(a), inclusive o número da chamada;
* assine a Ata de Entrega.
Data de Entrega: 13/08/12

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE UM RESUMO

a)Nível regular: atende o requisito mínimo como resumo - textos que sejam de fato um resumo, isto é, que se constituam em uma paráfase, como redação própria - das principais ideias contidas no texto base.
b)Nível bom: Tomando como um texto médio o que atende ao enunciado no item anterior, recebem avaliação crescente os textos que apresentarem maior refinamento vocabular e de articulação entre os principais argumentos, densidade argumentativa, bem como domínio formal da língua padrão e de formas de fazer referência ao texto original.
c)Nível insuficiente: ficam abaixo da avaliação média textos que não cumprirem com o especificado, sejam porque não se enquadram no gênero solicitado - porque são comentários, ponderações e não resumos, ou ainda, porque são colagens de trechos do texto-base, seja em função da falta de domínio formal da língua padrão - escrita. Também equívocos de leitura e autoria deslocam negativamente a escala de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!