oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Atividades Pré Avaliação Bimestral

9º ano - orações subordinadas adverbiais

Charges: Tema Ficha Limpa








Tirinhas




Pronomes Relativos (exercícios com gabarito)

Exercícios

Podem ser pronomes relativos: que, quem, qual, cujo, onde, como, quando e quanto.

Exercício 1 – Complete as lacunas com o pronome relativo adequado precedido ou não de preposição:
“Este é o livro QUE o professor indicou (=indicou O LIVRO)”;
“Este é o livro A QUE o professor se referiu (=se referiu AO LIVRO)”;
“Este é o livro CUJO autor foi homenageado (=O AUTOR foi homenageado)”;
“Este é o livro DE CUJO autor o professor não gosta (=o professor não gosta DO AUTOR do livro)”;
“Esta é a rua ONDE ele mora (=mora NA RUA)”;
“Esta é a rua AONDE ele foi ontem (=foi À RUA)”.

a) Trouxe os documentos…
________ eles pediram.
________ eles precisam.
________ eles se referiram.
________ eles precisam ler.
________ eles se esqueceram de assinar.
b) Estas são as ideias…
________ foram apresentadas na reunião.
________ a diretoria acredita.
________ a diretoria discorda.
________ a diretoria concorda.
________ a diretoria fez referência.
c) Estas são as pessoas…
________ compareceram à reunião.
________ o chefe mais respeita.
________ o chefe entregou o novo projeto.
________ o chefe mais gosta.
________ o chefe mais confia.
d) Este é o relatório…
________ autor foi promovido.
________ autoras eu não conhecia.
________ autores fiz vários elogios.
________ autora ele está apaixonado.
________ autor ele sempre gostou muito.
e) É linda a cidade…
________ nós vivemos.
________ ela nasceu.
________ eles irão nas férias.
________ eles levaram seus filhos.
________ elas vêm.

Exercício 2 – Complete as lacunas com o pronome relativo adequado, respeitando a regência:

1. Esta é a música ___________ (que OU de que) o povo gosta.
2. E o Brasil acabou chegando ao gol __________ (que OU de que) tanto precisava.
3. Esta é a marca _________ (que OU em que) o mundo confia.
4. Estes são os dados ________ (que OU a que) fizeram referência.
5. Este é o diretor ________ (que OU quem OU a quem) sempre respeitei.
6. Aqui está a lista dos técnicos ____________ (que OU com que OU com quem) pretendo viajar para Brasília.
7. Ainda não conheço a secretária do diretor _________ (de quem OU da qual OU do qual) o chefe fala tanto.
8. Não gosto muito do assunto ___________ (sobre que OU sobre o qual) conversamos ontem na reunião.
9. Isto aconteceu na semana ___________ (durante que OU durante a qual) fizemos um curso de aperfeiçoamento.
10. É um funcionário __________ (cujo OU cujo o) trabalho é sempre muito elogiado.
11. Ele é uma pessoa __________ (cujos OU com cujos OU com os quais) ideais simpatizamos muito.
12. É um político _____________ (cujas OU contra cujas OU contra as quais) ideias lutamos por toda a vida.
13. Não concordo com os argumentos _____________ (onde OU em que OU nos quais) os advogados se basearam.
14. Isto ocorreu no mês __________ (onde OU quando) o governo alterou sua política econômica.
15. Esta é a rua ________ (onde OU aonde) eles moram.
16. Esta é a empresa ___________ (onde OU aonde) nós trabalhamos.
17. Esta é a praia ___________ (onde OU aonde) ela sempre vai aos domingos.
18. Não sei _________ você vem, ________ está nem ________vai. (onde OU aonde OU de onde)
19. Era tudo ___________ (que OU quanto) ele tinha para dar.
20. Essa foi a melhor forma ____________ (que OU como) decidimos o impasse.

Exercício 3 – Complete as lacunas com o pronome relativo adequado, precedido ou não de preposição:


1. São estes os voluntários __________ a organização depende tanto.
2. Recebemos os catálogos __________ páginas vi a tal propaganda.
3. Aqui estão os produtos __________ se fez tanta propaganda.
4. Estes são os objetivos __________ estamos voltados no momento.
5. Eis os políticos ____________ ideias se anima o país.
6. Foram as peças de teatro _________ assisti em Paris.
7. São muitos os doentes __________ nossos médicos devem assistir.
8. Não sei o motivo ___________ eles não vieram.
9. Este é o assunto _____________ discutíamos ontem.
10. É nesta rua __________ fica o depósito da nossa empresa.
11. Não sei o ponto __________ você pretende chegar.
12. Nunca soube a hora ____________ vocês se encontravam.
13. Isto ocorreu no período ____________ ele era o presidente da empresa.
14. Desconheço o modo _________ ele resolveu o problema.
15. Deve ser este o método ________ ele sempre agia.
16. Deve ser este o método ________ ele sempre adotava.
17. Isto é tudo __________ eles possuíam.
18. Descobri o problema _________ devia informá-lo.
19. Descobri o problema _________ devia informar-lhe.
20. Esta é a proposta _______ ele se referiu.

Gabarito

Exercício 1 – Complete as lacunas com o pronome relativo adequado precedido ou não de preposição:

a) Trouxe os documentos…

QUE (ou OS QUAIS) eles pediram.
DE QUE (ou DOS QUAIS) eles precisam.
A QUE (ou AOS QUAIS) eles se referiram.
QUE (ou OS QUAIS) eles precisam ler.
QUE (ou OS QUAIS) eles se esqueceram de assinar.

b) Estas são as ideias…

QUE (ou AS QUAIS) foram apresentadas na reunião.
EM QUE (ou NAS QUAIS) a diretoria acredita.
DE QUE (ou DAS QUAIS) a diretoria discorda.
COM QUE (ou COM AS QUAIS) a diretoria concorda.
A QUE (ou ÀS QUAIS) a diretoria fez referência.

c) Estas são as pessoas…

QUE (ou AS QUAIS) compareceram à reunião.
QUE ou A QUEM (ou AS QUAIS) o chefe mais respeita.
A QUEM (ou ÀS QUAIS) o chefe entregou o novo projeto.
DE QUEM (ou DAS QUAIS) o chefe mais gosta.
EM QUEM (ou NAS QUAIS) o chefe mais confia.

d) Este é o relatório…

CUJO autor foi promovido.
CUJAS autoras eu não conhecia.
A CUJOS autores fiz vários elogios.
POR CUJA autora ele está apaixonado.
DE CUJO autor ele sempre gostou muito.

e) É linda a cidade…

ONDE (ou EM QUE ou NA QUAL) nós vivemos.
ONDE (ou EM QUE ou NA QUAL) ela nasceu.
AONDE (ou A QUE ou À QUAL) eles irão nas férias.
AONDE ou PARA ONDE (ou A QUE ou À QUAL ou PARA A QUAL) eles levaram seus filhos.
DE ONDE (ou DE QUE ou DA QUAL) elas vêm.




Exercício 2 – Complete as lacunas com o pronome relativo adequado, respeitando a regência:

1. Esta é a música DE QUE o povo gosta.

2. E o Brasil acabou chegando ao gol DE QUE tanto precisava.
3. Esta é a marca EM QUE o mundo confia.
4. Estes são os dados A QUE fizeram referência.
5. Este é o diretor QUE ou A QUEM sempre respeitei.
6. Aqui está a lista dos técnicos COM QUEM pretendo viajar para Brasília.
7. Ainda não conheço a secretária do diretor DA QUAL (se for da secretária) ou DO QUAL (se for do diretor) o chefe fala tanto.
8. Não gosto muito do assunto SOBRE O QUAL conversamos ontem na reunião.
9. Isto aconteceu na semana DURANTE A QUAL fizemos um curso de aperfeiçoamento.
10. É um funcionário CUJO trabalho é sempre muito elogiado.
11. Ele é uma pessoa COM CUJOS ideais simpatizamos muito.
12. É um político CONTRA CUJAS ideias lutamos por toda a vida.
13. Não concordo com os argumentos EM QUE ou NOS QUAIS os advogados se basearam.
14. Isto ocorreu no mês QUANDO o governo alterou sua política econômica.
15. Esta é a rua ONDE eles moram.
16. Esta é a empresa ONDE nós trabalhamos.
17. Esta é a praia AONDE ela sempre vai aos domingos.
18. Não sei DE ONDE você vem, ONDE está nem AONDE vai.
19. Era tudo QUE ou QUANTO ele tinha para dar.
20. Essa foi a melhor forma COMO decidimos o impasse.

Exercício 3 – Complete as lacunas com o pronome relativo adequado, precedido ou não de preposição:


1. São estes os voluntários DE QUEM (ou DOS QUAIS) a organização depende tanto.

2. Recebemos os catálogos EM CUJAS páginas vi a tal propaganda.
3. Aqui estão os produtos DE QUE (ou DOS QUAIS) se fez tanta propaganda.
4. Estes são os objetivos A QUE ou AOS QUAIS estamos voltados no momento.
5. Eis os políticos COM CUJAS ideias se anima o país.
6. Foram as peças de teatro A QUE ou ÀS QUAIS assisti em Paris.
7. São muitos os doentes QUE ou A QUEM (ou OS QUAIS) nossos médicos devem assistir.
8. Não sei o motivo POR QUE ou PELO QUAL eles não vieram.
9. Este é o assunto SOBRE O QUAL discutíamos ontem.
10. É nesta rua ONDE (ou EM QUE ou NA QUAL) fica o depósito da nossa empresa.
11. Não sei o ponto A QUE ou AO QUAL ou AONDE você pretende chegar.
12. Nunca soube a hora QUANDO (ou EM QUE ou NA QUAL) vocês se encontravam.
13. Isto ocorreu no período QUANDO(ou EM QUE ou NO QUAL) ele era o presidente da empresa.
14. Desconheço o modo COMO ele resolveu o problema.
15. Deve ser este o método COMO ele sempre agia.
16. Deve ser este o método QUE (ou O QUAL) ele sempre adotava.
17. Isto é tudo QUE ou QUANTO eles possuíam.
18. Descobri o problema DE QUE ou DO QUAL devia informá-lo.
19. Descobri o problema QUE ou O QUAL devia informar-lhe.
20. Esta é a proposta A QUE ou À QUAL ele se referiu.

 
1)      Leia as frases a seguir.
O cadáver foi descoberto pelo porteiro e pela criada às sete da manhã.
Quando o cambista subiu no ônibus, Edmundo entrou no táxi.
Reconheça em cada exemplo qual expressão indica o momento em que a ação ocorreu.
"Às sete da manhã"; "Quando o cambista subiu no ônibus"
2)    Identifique que circunstância as orações em destaque a seguir acrescentam ao processo verbal (tempo, condição, finalidade, consequência).
a)     Edmundo entrou espremido, quando a porta já ia fechando. Tempo
b)    Tive que tomar dinheiro emprestado para comprar os prêmiosfinalidade
c)     Se vou esperar, perco o homem de vista. Condição
d)     Nas esquinas Edmundo olhava bem para não perder o malandro de vistafinalidade
e)      Assim que eu puder, ligarei para você. Tempo
f)     As falsificações são tão perfeitas que é impossível diferenciá-las das de verdade. Consequência
g)     Logo que o ônibus saiu, o cambista virou o pescoço e olhou os passageiros. Tempo

3)    Classifique as orações subordinadas adverbiais presentes nos períodos a seguir.
a)     Se furo sinal, o guarda me toma a carteira de chofer. Condicional
b)    Ninguém visitara a Senhora Stevens depois que lhe entregara o jornal. Temporal
c)     Quase não contive o riso quando ele me entregou o relógio. Temporal
d)     O relógio foi limpo antes de me ser enviadoTemporal
e)     Eu acusava meu amigo de usar uma desculpa esfarrapada para que eu não percebesse seu fracasso. Final

4)     Leia o trecho do poema a seguir.
O dia da criação - II
Há uma impassível lua cheia
Porque hoje é sábado.
Há damas de todas as classes
Porque hoje é sábado.
Umas difíceis, outras fáceis
Porque hoje é sábado.
Há um beber e um dar sem conta
Porque hoje é sábado.
Há uma infeliz que vai de tonta
Porque hoje é sábado.
Há um padre passeando à paisana
Porque hoje é sábado.
Há um frenesi de dar banana
Porque hoje é sábado.
Há a sensação angustiante
Porque hoje é sábado.
            Vinícius de Moraes

a)     Qual tipo de oração subordinada estrutura o poema? Causal
b)     O que o eu poético revela por meio da repetição dessa oração? As coisas e eventos que acontecem num sábado.



5)     Leia o poema a seguir.
Último aviso


caso alguma coisa me acontecer,
informem a família, foi assim, assim tinha que ser
tinha que ser dor e dor esse processo de crescer
tinha que vir dobrado esse medo de não ser
tinha que ser mistério esse meu modo de desaparecer
um poema, por exemplo,
caso alguma coisa me suceder,
vá que seja um indício
quem sabe ainda não acabei de escrever
                                                                               Paulo Leminski


a)     Identifique e classifique as orações subordinadas adverbiais presentes nesse poema. Caso alguma coisa me acontecer, caso alguma coisa me suceder.
b)     Reescreva essas subordinadas usando outra conjunção. Se alguma coisa me acontecer, salguma coisa me suceder.
c)     Quando o eu poético diz “caso alguma coisa me acontecer”, ele na verdade está se referindo a um acontecimento específico. Qual é esse acontecimento?  A morte.

6)     Forme um período composto por subordinação, ligando as orações abaixo pelas conjunções e locuções conjuntivas causais a seguir: como, porque, uma vez que, já que. Faça as adaptações necessárias.
a)     É preciso medidas que minimizem o aquecimento global. O aquecimento global é um processo irreversível.  É preciso medidas que minimizem o aquecimento global já que ele é um processo irreversível.
b)     Houve um grande aumento na tarifa de ônibus. A população mobilizou para protestar. 
c)     O réu foi absolvido. Não havia provas contra ele. A população se mobilizou para protestar porque houve um grande aumento na tarifa dos ônibus.
d)     Amanhã não haverá aula. Amanhã é feriado municipal. Amanhã não haverá aula, uma vez que é feriado municipal.

Um comentário:

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!