oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Avaliação Menino de Engenho

COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES ENSINO FUNDAMENTAL,  MÉDIO  E  PROFISSIONAL.
Professor(a): Wilma Nunes Rangel                                                            Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno(a): __________________________________ nº.: ______ Ano   Turma: _________
Foz do Iguaçu, _______ de ___________  de 2014.                               Valor: 10,0
Assinatura do responsável: _____________________________          Nota obtida: ________

PROVA  BIMESTRAL
Leia com atenção:
    Só use caneta azul ou preta;
    Não use corretivo;
    Não rasurar;
    Se necessário leia a questão mais de uma vez;
    Será permitido o uso da obra de leitura
AVALIAÇÃO PARCIAL- 2º Bimestre
MENINO DE ENGENHO
1)Enumere conforme a sequência das ações e fatos do enredo:
(   ) A velha Totonha contava fatos corriqueiros como contos de fadas;
(   ) A prima Lili morre depois de uma febre alta;
(   ) A enchente devasta a região canavieira;
(  ) Maria Clara era a namorada com manias francesa;
(   )Tia Maria se Casa e a festa é enorme;
(   ) O menino se sente órfão novamente;
(   ) Na mata do rolo estava aparecendo Lobisomem;
(   ) O pai é colocado na prisão;
(   ) A mãe é encontrada morta no quarto;
(  ) Carlinhos vai para o colégio interno estudar, mas já aprendeu muito da vida como homem;
( )O menino adoece e entristece, os Canários que caçava não cantavam,
(   )O menino vai para o Engenho com tio Juca para morar com o avô
(  )Aprende as primeiras letras e conhece Judite (a primeira namorada);
(   ) O menino ouve que seu pai está em um sanatório;

2)Em sua opinião qual o motivo do escritor mencionar o nome do narrador apenas após o capítulo 35?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)Qual a situação econômica do personagem narrador?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Escreva oito temas (assuntos) tratados na obra:
______________________________________________________________________________

5) A obra possui descrições minuciosas das personagens, localize no retângulo as personagens certas para cada descrição
___________________(...) lhe chamavam os criados, parecia mesmo uma figura de estampa. Falava para todos com um tom de voz quem pedisse um favor, mansa e terna como uma menina de internato. (…)
________________________(...) Magrinha e branca, parecia mais de cera, de tão pálida. Tinha a minha idade e uns olhos azuis e uns cabelos louros até o pescoço. Sempre recolhida e calada, nunca estava conosco nas brincadeiras.(...)
____________________________(...) era uma velha de uns setenta anos(...) ela morava há longo tempo com o seu cunhado. Casada com um dos homens mais ricos daqueles arredores o Dr. Quincas, do Salgadinho, viva separada do marido desde os começos do matrimônio.(...)
 ___________________________(...) era comprador de ovos da Paraíba, um pobre homem que não tinha uma gota de sangue na cara. Andava sempre de noite, talvez para melhor fazer as suas caminhadas, sem sol.(...)
Zé Guedes                                                          

Lili

Chico Pereira

José Cutia

D. Clarice

Maria Clara
Tia Sinhazinha

6) O enredo possuí diversos capítulos envolvendo o convívio com ex escravos, descreva situações em que o narrador aborda esse tema:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Quais os espaços geográficos que fazem parte da obra incluindo os rios?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) No último capítulo, o menino Carlinhos se despede das pessoas do engenho:
(…) Todo esse movimento me vencia a saudade dos meus campos, dos meus pastos, Queriam me endireitar, fazer de mim um homem instruído. Quando saí de casa o velho José Paulino me disse:
- Não vá perder o seu tempo. Estude que não se arrepende.

O que você compreende com esse conselho? E você pensa no tempo e no seu futuro? Justifique-se:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







Boa Prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!