oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

domingo, 30 de agosto de 2015

COLETÂNEA LITERÁRIA SOBRE ALEGRIA E A TRISTEZA


Significado de Tristeza


s.f. Característica ou condição de triste; estado sentimental definido pela falta de alegria ou pela melancolia. 
Caráter daquilo que incita esse estado. 
Sem alegria; falta de contentamento; esmorecimento.
Circunstância em que a condição melancólica ou de desânimo prevalece.
Veterinária. Informal. Afecção febril proveniente da babésia; babesiose.
(Etm. do latim: tristia.ae)

Sinônimos de Tristeza

Antônimos de Tristeza

Antônimo de tristeza: alegriacontentamentofelicidadeprazer e satisfação

Definição de Tristeza

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação das sílabas: tris-te-za
Plural: tristezas

Frases com a palavra tristeza

Cuidado com a tristeza. Ela é um vício.
-- Gustave Flaubert
Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.
-- Khalil Gibran
Fonte: pensador

Significado de Alegria

s.f. Estado de satisfação extrema; sentimento de contentamento ou de prazer excessivo.
A condição de satisfação da pessoa que está contente (alegre).
Circunstância ou situação feliz: é uma alegria tê-los em casa.
Aquilo que causa contentamento ou prazer: seu projeto foi uma grande alegria para ele. 
Ação de se divertir; divertimento.
Botânica. Designação comum de gergelim (erva).
Botânica. Aspecto comum de certas plantas, da família das amarantáceas, geralmente utilizadas como ornamentais ou para o consumo de suas folhas.
s.f.pl. Alegrias. Uso Popular. Designação comum atribuída aos testículos de animais.
(Etm. alegre + ia)

Sinônimos de Alegria

Antônimos de Alegria

Antônimo de alegria: afliçãodesgosto e tristeza

Definição de Alegria

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação das sílabas: a-le-gri-a
Plural: alegrias

Frases com a palavra alegria

Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.
-- Georges Bernanos
alegria evita mil males e prolonga a vida.
-- William Shakespeare
Fonte: pensador

Conceituando a ALEGRIA




A alegria é uma das muitas emoções experimentadas pelos seres humanos nesta vida, assim como o medo, a raiva, a surpresa, a tristeza e desgosto. Geralmente ela inicia por um sentimento prazeroso ou pela relação com alguma pessoa ou coisa que manifesta este tipo de emoção com tal intensidade que nos contagia a vivê-la quase como se fosse nossa.
Como ficou claro pelo que estávamos dizendo, a alegria é uma emoção positiva e agradável para qualquer um que a observe, tanto com ele mesmo como no outro, sendo que na maioria das vezes caracteriza-se pela manifestação de um estado interior brilhante, que possui uma boa quantidade de energia e uma tendência para atitudes construtivas e positivas, mesmo quando as coisas não saíram como o esperado ou desejado.
Uma pessoa alegre dificilmente passa despercebida ante os outros, pois sua maneira de falar ou de tomar decisões nada mais é que um reflexo físico da harmonia e felicidade revelada em seu interior.
A alegria pode aparecer como uma reação, ou seja, apresentando-se como conseqüência de um acontecimento passageiro como poderia ser o caso de ganhar um prêmio, sair com os amigos, receber um elogio, um aumento de salário no trabalho, fazer compras ou encontrar um objeto que desejávamos e, de repente, sem nenhum esforço é nosso. Nessa situação, pode ser que antes desse fato a pessoa estava um pouco triste ou mal humorada, ou que após ele volte para este estado de humor.
Mas por outro lado pode ser que a alegria na verdade seja um modo de viver ou uma atitude normal que ostenta uma pessoa ao viver a sua vida, isto é, que leva a alegria como um valor no qual ela guia cada uma de suas decisões, atitudes ou pensamentos.
Em outras palavras, e se afastando um pouco da formalidade das definições, acredito que a alegria é o estado ideal ao qual pode aspirar chegar a uma pessoa.

... Artigo http://queconceito.com.br/alegria


A Alegria na Tristeza


O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um 
gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.
Martha Medeiros Crônica "A Alegria na Tristeza", 1999.Conceito de Semblante

Quando o rosto que expressa determinado sentimento ou emoção
O conceito semblante está extremamente associado ao rosto de uma pessoa, justamente porque se refere a um rosto que expressa determinado sentimento ou emoção, entre as expressões mais comuns estão a alegria, a felicidade, a tristeza, o medo, o ódio, o desencanto, a angústia, entre outras.
As pessoas se comunicam através dos semblantes
As pessoas costumam dar importância ao semblante dos seus interlocutores em qualquer forma de interação seja ela pessoal, profissional, etc. Isso nos traz uma ideia acabada de como a pessoa se sente no momento. Portanto, sem dúvida, as pessoas se comunicam através dos seus semblantes.
Assim, por exemplo, quando estamos falando com um amigo e seu semblante nos denota tristeza, sabemos que o mesmo não está passando por um bom momento e provavelmente precisa de ajuda.
Algo parecido acontece quando vemos alguém com semblante de felicidade, a princípio sabemos que essa pessoa se encontra feliz, contente e que nesse momento não acusa nenhum tipo de problema que o incomode ou perturbe.
É importante destacar também que existem pessoas que possuem um semblante que muda de um momento ao outro seja porque recebem uma notícia agradável ou desagradável, ou até mesmo por encontrar uma pessoa que lhe causa felicidade, assim como ao contrário, alguém que lhe provoca ódio.
Quando você vê uma pessoa feliz, o semblante da mesma se apresenta em forma de sorriso e com brilho nos olhos, enquanto quando se vê uma pessoa infeliz, identifica o semblante acompanhado de tristeza e cabisbaixo.
Uma saúde prejudicada também influencia no semblante
Devemos saber que a saúde incide de maneira determinante na definição de um semblante. Se alguém está doente e sofre com algum problema, certamente terá um semblante sério que demonstra estar passando por um mau momento de saúde. Vamos pensar numa pessoa com gripe, seu semblante se caracteriza por apresentar os olhos pequenos, lacrimosos, nariz avermelhado, com a cor da pele mais branca do que o normal, entre outros sinais físicos.
Assim mesmo, o conceito semblante pode ser aplicado entre outros elementos, objetos ou situações para indicar a aparência positiva ou negativa de uma pessoa. “O negócio do meu irmão não tem um bom semblante”.
Foto: iStock - ozgurdonmaz

... Artigo http://queconceito.com.br/semblante

PARA TODOS - Chico Buarque

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro

Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas

Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro

Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho

Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto

Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro

Link: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/paratodos.html#ixzz3kKqH46Qz

ASSISTA AO CLIPE DA LETRA DA MÚSICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!