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Quem sou eu

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¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

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sábado, 1 de outubro de 2011

RECUPERAÇÃO PARALELA

 Romantismo - 3º bimestre - 2ª série do Ensino Médio.

I. - Preferência pela realidade exterior sobre a interior.
II. - Anteposição da fé à razão, com valorização da mística e da intuição.
III.- Poesia descritiva de representação dos fenômenos da natureza. Detalhismo.
IV. - Gosto pelo pitoresco, pela descrição de ambientes exóticos.
V.- Atenção do escritor aos detalhes para retratar fielmente o que descreve.

1 –Assinale a alternativa correta. 
Características gerais do Romantismo se acham expressas nas proposições:( ) a) II e IV
( ) b) II e III
( ) c) I e IV
( ) d) II e V

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2 - Machado de Assis representa a transição entre:( ) a)Arcadismo e Romantismo
( ) b)Barroco e Romantismo
( ) c)Romantismo e Realismo
( ) d)Parnasianismo e Simbolismo Negrito

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3 - Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:( ) a)idealismo, religiosidade, objetividade, escapismo, temas pagãos.
( ) b) predomínio do sentimento, liberdade criadora, temas cristãos, natureza convencional, valores absolutos.
( ) c) egocentrismo, predomínio da poesia lírica, relativismo, insatisfação, idealismo.
( ) d)idealismo, insatisfação, escapismo, natureza convencional, objetividade.

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(UNIP-SP) Assinale a alternativa não-aplicável à poesia romântica;( ) a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.
( ) b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
( ) c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.
( ) d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.
( ) e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

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5- (UFSE-SE) No período romântico brasileiro, os aspectos estéticos e os históricos ligaram-se de modo especialmente estreito e original: entre nós, o Romantismo deu expressão à consolidação da independência, à afirmação de uma nova Nação e à busca das raízes históricas e míticas de nossa cultura — características que se encontram amplamente( ) a) na poesia de Gonçalves de Magalhães influenciada pela de Gonçalves Dias.
( ) b) nos romances urbanos da primeira fase de Machado de Assis.
( ) c) nos romances de costumes de Joaquim Manuel de Macedo.
( ) d )na lírica confidencial de Álvares de Azevedo e de Casimiro de Abreu.
( ) e) na ficção regionalista e indianista de José de Alencar.



Gabarito:(após conselho de Classe)


Rio Abaixo 
Treme o rio, a rolar, de vaga em vaga...
Quase noite. Ao sabor do curso lento
Da água, que as margens em redor alaga,
Seguimos. Curva os bambuais o vento.

Vivo, há pouco, de púrpura, sangrento,
Desmaia agora o Ocaso. A noite apaga
A derradeira luz do firmamento...
Rola o rio, a tremer, de vaga em vaga.

Um silêncio tristíssimo por tudo
Se espalha. Mas a lua lentamente
Surge na fímbria do horizonte mudo:

E o seu reflexo pálido, embebido
Como um gládio de prata na corrente,
Rasga o seio do rio adormecido.
(Olavo Bilac)

Vocabulário:
Púrpura: cor vermelha 
fímbria: franja, orla, beirada.
Ocaso: pôrdo sol, desaparecimento do sol ao entardecer.
gládio: espada de dois gumes, com corte dos dois lados.


4. Como se classifica essa forma fixa de poema constituída de dois quartetos e dois tercetos? (0,5)
 ..........................................................................................

5. No texto predomina a descrição. Responda: (1,0)
a. O que o eu-lírico descreve?
...................................................................................................................

b. Nessa descrição, o eu-lírico assume o ponto de vista de quem está num barco, no rio. Que verbo da primeira estrofe comprova essa afirmativa?
........................................................................................................................

6. Copie do texto as expressões correspondentes a: (0,75

a. Entardece: ....................................................................................................
b. escurece: ......................................................................................................

7. Podemos classificar as rimas de um poema em três tipos: (1,25)
rima pobre: ocorre quando rimam palavras da mesma classe gramatical. (Ex.substantivo com substantivo)
- rima rica: ocorre quando rimam palavras de classe gramatical diferente. (Ex.substantivo com adjetivo)
rima rara ou preciosa: ocorre quando rimam uma palavra e uma combinação de palavra, como estrela e vê-la .

Copie do texto “Rio Abaixo” um exemplo de:
a.Rima rica: .............................................................................................................................................................
b. Rima pobre: ....................................................................................................................................

8. No texto ocorrem algumas das principais características do estilo parnasiano. Assina abaixo com um X as alternativas que contenham essas características: (1,0)
( ) descrição detalhada de objetos ou cenas.
( ) preferência pelas frases na ordem direta.
( ) preferência pelas frases na ordem indireta.
( ) emprego de palavras raras, que não são utilizadas no vocabulário cotidiano.
( ) preferência pelo soneto.
( ) sentimentalismo exagerado ao declarar seu amor a mulher amada.
( ) perfeição das formas.
Leia o soneto abaixo e responda as questões propostas:
Remorso
(Olavo Bilac)

Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera.

Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera...
Ah! Mais cem vidas! com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando!

Sinto o que desperdicei na juventude;
Choro, neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude,

Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse!



Vocabulário:
Ânsias: desejos
Cismo: teimo
Padeço: fico doente
Gozar: aproveitar
Quisera: desejara
Mártir: aquele que sofreu tormentos ou a morte.

Pudor: vergonha

9. Na primeira estrofe, ao falar de outono e primavera, a que fases de sua vida se refere o eu-lírico? (0,5)
...............................................................................................................................................................

10. “...quando/ Calculo o que perdi na primavera” . O que perdeu o eu-lírico nessa fase? (0,75)
...............................................................................................................................................................

11. Qual foi a causa dessa perda do eu-lírico? (1,0)
..............................................................................................................................................................

12. Pode-se dizer que esse soneto ilustra bem o exagero formal do Parnasianismo, com sua linguagem rebuscada e o gosto por palavras raras? Justifique. (0,75)
..............................................................................................................................................................
PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ENSINO MÉDIO - 1º E 2º Ano
Blog de rosamorena :Terra do nunca ..., Vende-se encantadora propriedade - Por Olavo Bilac

           O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o certa vez na rua: Sr. Bilac, estou a precisar vender a minha propriedade, que o Senhor tão bem conhece. Poderia, por gentileza, redigir o anúncio para a venda no jornal? Olavo Bilac apanhou o papel que o amigo lhe estendia e escreveu:

VENDE-SE ENCANTADORA PROPRIEDADE.
Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo. Cortada por cristalinas e marejantes água de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".

 “Meses depois, o poeta reencontrou o comerciante e perguntou-lhe se havia conseguido vender a propriedade”. Nem pense mais nisso Sr. Bilac! Quando li o anúncio que o senhor escreveu é que percebi a maravilha que tinha nas mãos.

       Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem. A pessoa que está a seu lado, os amigos que estão junto a você, o emprego que Deus lhe proporcionou, o conhecimento adquirido, a sua saúde, o sorriso... Enfim, tudo aquilo que Nosso Senhor nos oferece diariamente para o nosso crescimento espiritual.
Olavo Bilac

Ptd: prof wilm@
EsToU: corrigindo provas...

Um comentário:

  1. gostaria muito de saber o gabarito, tem como postar? obrigada!

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cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!