oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

cLiCa Aí!!Aula Inaugural - TeMa O LÁPIS





                        O lápis







     Há quem pense que o lápis é somente um bastão fino de grafite envolto por um pedaço de madeira cilíndrico. Ele é muito mais do que isso.

Do latim lapis que significa pedra, este instrumento de escrita já tem mais de quatro séculos e apesar de toda a tecnologia mundial, a rapidez e a facilidade dos computadores, ainda é utilizado de maneira intensa.

O lápis possibilita o rascunho de belíssimas obras como Mona Lisa e cartas de despedida como o manuscrito da carta-testamento deixado por Getúlio Vargas em agosto de 1954.
Um texto escrito a lápis não é eterno, o tempo tira a legitimidade das suas palavras. Mas isso, de fato, nunca foi empecilho para que este fosse protagonista de tantas cartas, declarações de amor e rabiscos de versos e músicas.

É o objeto de trabalho dos desenhistas, arquitetos e engenheiros. É mágico, porque nos permite a reformulação das idéias, a correção de erros, sendo adorado por estudantes de todos os níveis. Quem nunca perguntou: ‘Professora, pode fazer a prova a lápis?’ É muito mais fácil quando se tem a possibilidade de escrever pensando, pensar escrevendo. Nos dá segurança, nos permite a dúvida. É só apagar e fazer tudo de novo. As ideias fluem muito mais intensamente quando se tem um lápis nas mãos.

E os lápis de cor? Quantas cores existem hoje. Eram somente doze. Você pinta o que quiser, rabisca o que tiver vontade e dá vida ao que achar que deve. As cores dão alegria aos desenhos, os transportam para a realidade sem perder a essência dos traços feitos à mão.
Lembro-me de um comercial antigo da Faber-Castell que tinha como trilha sonora a música Aquarela do Toquinho: "Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva. E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva(...)" A mágica é essa. Se você tem um lápis, seja ele colorido ou não, você pode tudo. Pode transformar o feio em belo, o branco em arte, meras palavras e rabiscos em poesia. A liberdade que o lápis nos permite, iguala-se à liberdade de sonhar. O sonho é seu. Crie, rabisque, divirta-se.


(Texto extraido da Internet Blogalexandreaguino)






                                                                                                                                            







pTd: WiLmA NuNeS rAnGeL
12/02/10







eStOu: Curiosa e feliz recebi de presente de Deus 3 turmas de alunos(as) para descobrir a beleza de conhecer!








Quem nasceu nos anos 80 tem esse comercial da Faber-Castell como marco na infância. A criação de Christina Carvalho Pinto (atual presidente do Grupo Full Jazz) é até hoje a cara da marca de lápis e tintas, não existe um ser vivo brasileiro que no alto dos seus vinte e poucos anos não cante a música de Toquinho, Vinício de Moraes, Guido Morra e Maurizio Fabrizio. O que prova que este comercial é mesmo um clássico, é que a idéia ainda é atual. Tanto que mereceu um remake em 2001. Está aí o grande segredo da boa propaganda: simplicidade!
Aquarela anos 80









eStOu: com saudade da infância...









6 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=1pD3TkQq7zI&feature=related

    ResponderExcluir
  2. oi prof !!
    será que vc pode me mandar o texto que entregou hoje? o nome do texto é a prova !
    eu nao fui pra aula pq estava gripada.. beijos até quarta!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto professora ele é muito interessante.
    O lapis é uma coisa muito conhecida pelas pesoas ele nos faz perceber que nem tudo se faz de tecnologia, afinal ele nos possibilita: fazer cartas, bilhetinhos, e muitas coisas mais. Maria Eduarda 8°B
    Ulysses Guimaraes

    ResponderExcluir
  4. continuem as postagens isso enriquecerá nosso tema...aguardem novos textos sobre esse magnífico objeto!

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=s7kfpf-ZeJQ&feature=related

    ResponderExcluir
  6. o lápis é essencial para o ser humano...pois nos possibilita à escrever coisas que nos leva alem da nossa imaginação..elizangela samines

    ResponderExcluir

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!