oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gênero Textual Instrutivo - Boas maneiras

BOAS MANEIRAS
Quando beber, lembre-se de enxugar os lábios com o guardanapo, antes e depois de levar o copo à boca. Com isso, você não deixará marcas no copo, nem fica com os lábios excessivamente úmidos

Não é correto passar o braço à frente de um companheiro de mesa. Se precisar de água ou outra coisa, peça-a educamente.


Se você derrubar o copo e seu conteúdo derramar-se, ou se lhe acontecer algum outro incidente com os objetos que estiverem sobre a mesa, desculpe-se imediatamente e comece a colaborar para que tudo volte à ordem. Não ria nem faça caçoadas se isso ocorrer com outra pessoa que estiver à mesa.

É bastante desagradável emitir certos ruídos ( arrotar) involuntários quando comeu demasiadamente. Procure sempre retê-los ou disfarçá-los o melhor possível, contudo, se não conseguir evitá-los, diga imediatamente “desculpe” ou “perdão”, pois o mesmo poderia ter ocorrido a qualquer pessoa.

Ao comer ou beber, não faça barulho com a boca. Procure não falar com a boca cheia, nem comer com voracidade. Tome a sopa sem fazer barulho,e não a sopre se estiver quente, nem incline o prato quando estiver no fim.

Você deve habituar-se a comer de tudo. Não é de boa educação fazer cara de nojo, ou dizer frases de desagrado, quando lhe servirem algo de que não goste. Por outro lado, seria uma indelicadeza comer como um glutão e pedir ou pegar a porção maior daquilo que você mais gosta.

Você deve segurar a colher, o garfo e a faca pelo cabo, com a ponta dos dedos. Pegue o garfo com a mão direita para comer todos os alimentos que não são cortados. Para comer os que se cortam, pegue a faca com a mão direita e o garfo com a esquerda, para poder segurar o pedaço que está sendo cortado.

Lembre-se de que você deve levar o alimento à boca e não a boca ao alimento. E convém lembrar disso principalmente ao tomar sopa ou outros alimentos líquidos. A faca serve apenas para cortar, nunca se deve levá-la à boca.

As pessoas cometem erros em muitos aspectos e momentos de suas vidas, mas existem três pontos essenciais que embelezam, ou estragam qualquer pessoa. Cuidado com estes, pois podem influenciar diretamente na opinião alheia sobre você. Preste atenção a eles e certamente a sua vida será muito melhor.

1. Maneiras à mesa. As pessoas infalivelmente julgam outras pessoas pelas suas maneiras à mesa. Comer como um suíno, desculpem a expressão, só fará com que as pessoas pensem que é um.
A regra máxima das maneiras à mesa é: NÃO COMER DE BOCA ABERTA! É NAUSEANTE! Há outras, como não encher a boca; mastigar primeiro e depois pegar outra porção; limpar os lábios antes de beber um líquido; não falar demais e estar com o prato cheio quando os outros já terminaram; e não espalhar a comida pelo prato desculpem de novo, como uma galinha ciscando.

Comer é uma atividade social, uma ocasião em que estamos na companhia de alguém especial: da família, de colegas de trabalho, de clientes, em um cenário onde todos podem conversar e passar algum tempo agradável. Por isso concentre-se nas pessoas que o acompanham, pense em tornar tal experiência a mais prazerosa possível. Dessa maneira, pode ter a certeza de que todos requisitarão de novo sua companhia.

2. Postura e atitude correta - Sente-se ereto (a) na cadeira, puxando-a, não a arrastando, para perto da mesa, de modo que outras pessoas possam circular em volta. Por favor, não seja espaçosa (o), pode apoiar o antebraço na borda da mesa, mas não os cotovelos. Incline-se levemente em direção às pessoas ao lado, para trocar idéias, mantendo a devida distância, sem encará-las ou, por outro lado, se ocupando unicamente da sua própria comida. Espere os outros pararem para então falar, não interrompa, não dê gargalhada altas, você não está na geral de um jogo de futebol. Só peça sobremesa quando os outros o fizerem, e, se tiver que sair antes, desculpe-se e explique o motivo antes de levantar. Despeça-se em geral, sem atrapalhar o ritmo dos demais. Só pegue ou deixe que lhe ponham no prato o que pretende comer. O que levar à boca com o garfo, somente com ele deve voltar ao prato (como o caroço da azeitona). Aproxime silenciosamente a cadeira da mesa ao ir embora.

3. Evite atitudes e assuntos que entristeçam ou constranjam os outros.
Converse sobre assuntos agradáveis, neutros, que interessem a todos e não constranjam ninguém. Esqueça política, religião, futebol (este último é permitido se só houver homens no grupo), piadas picantes e comentários sobre sexo. Prefira falar de viagens, passeios, arte, literatura, gastronomia, música, cinema e diversões em geral. Se alguém tocar em um assunto desagradável, sutilmente mude de assunto e retome um tema mais leve. Não coloque em foco de gracinhas uma pessoa da mesa ou conhecida, não faça comentários negativos sobre ninguém. Lembre-se que uma brincadeira deve ter graça para quem faz e para quem é o alvo dela. Não se lastime e nem fale sobre problemas pessoais, lembre-se que não está no terapeuta ou no confessionário.
 

Um bom comportamento seja onde estivermos é fundamental, isso pode demonstrar a nossa educação e respeito que temos perante as pessoas. É muito importante em determinadas ocasiões seguir algumas regras de etiqueta que podem fazer toda a diferença em nossas vidas, principalmente em lugares onde devemos demonstrar tais comportamentos, como por exemplo, num jantar de trabalho, quando vai conhecer os pais do (a) namorado(a), entre diversas outras.

Já ouvimos falar “Você não aprendeu boas maneiras menina?” Quem nunca ouviu falar esta frase ou até mesmo ter sido você o motivo da utilização da mesma, muito desagradável ter que ouvir de alguém que não aprendeu bons modos, ou boas maneiras.


A etiqueta hoje em dia não é muito rotulada principalmente entre pessoas de classe baixa, mas para ter etiqueta não precisa muito, o primordial é ter atitudes éticas, junto com a educação, o básico que aprendemos “bom dia, obrigada, por favor,” e claro, livrar-se de gírias, porque além de ser uma ofensa para a língua portuguesa, mostra para os outros que você não sabe falar corretamente.

Antigamente, as famílias gastavam boa parte de seu tempo em volta da mesa, era durante as refeições que conversavam sobre escola, educação,trabalho, política, experiências, etc...
Era  momento em que os pais e avós também ensinavam as crianças a sentar, comer, falar, cumprimentar, agradecer, respeitar, ...
Hoje em dia, a maioria das pessoas trabalha até tarde. Em muitas casas virou hábito esquentar um prato de comida e comer na frente da TV ou computador!
Foi aí que eu pensei, nos dias de hoje, com a supervalorização da aparência, da imagem, do status, celebridades, Big Brothers, onde ficam as "aulas" de BOAS MANEIRAS?
Com o passar do tempo, essas regras passam a fazer falta, e em algum momento vamos nos encontrar numa "saia justa".
Por isso, resolvi dar umas dicas aqui...
Vou começar com um desenho de como servir uma mesa a francesa, 
para um jantar mais formal...


Ptd:wilm@
EsToU: ?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!