oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

terça-feira, 27 de março de 2012

O QUE ESTAMOS LENDO!Projeto de Leitura

Você, gosta de ler? O que anda lendo ultimamente? Está satisfeito com o quanto lê ou acha que deveria ler mais?

O primeiro Bimestre, terá como foco principal a leitura de Obras, buscando a análise literária e leitura dos clássicos aos contemporâneos.

9º Ano:
A Árvore que dava dinheiro - Domingos Pellegrini

A árvore que dava dinheiro.

Com esse livro percebi que significa realmente o que é viver, existe uma grande diferença entre, viver e sobreviver!
Em qual você esta?

Percebi que dinheiro não compra muita coisa, nem a famosa felicidade!

Será que você não está se esquecendo de viver por causa de um "rei", chamado dinheiro?
Será que você não abandonou as coisas mais importantes da sua vida?


1º Ano
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis,




Análise da obra

É a obra inaugural da fase realista de Machado de Assis, representando uma verdadeira revolução de idéias e formas: de idéias, porque aprofunda o desprezo pelas idealizações românticas, fazendo emergir a consciência nua do indivíduo, fraco e incoerente; de formas, pela ruptura com a linearidade da narrativa e pelo estilo "enxuto". É também obra inaugural do romance psicológico no Brasil.

É a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) que Machado de Assis atinge o ponto mais alto e equilibrado da ficção brasileira.

É o drama da irremediável tolice humana. São as memórias de um homem igual a tantos outros, o cauto e desfrutador Brás Cubas, que tudo tentou e nada deixou. A vida moral e afetiva é superada pela existência biologicamente satisfeita, e as personagens se acomodam cinicamente ao erro.

Estrutura da obra

A estrutura de Memórias Póstumas de Brás Cubas tem uma lógica narrativa surpreendente e inovadora. A seqüência do livro não é determinada pela cronologia dos fatos, mas pelo encadeamento das reflexões do personagem. Uma lembrança puxa a outra e o narrador Brás Cubas, que prometera contar uma determinada história, comenta todos os outros fatos que a envolvem, para retomar o tema anunciado muitos capítulos depois.

Organizados em blocos curtos, os 160 capítulos de Memórias Póstumas de Brás Cubas fluem segundo o ritmo do pensamento do narrador. A aparente falta de coerência da narrativa, permeada por longas digressões, dissimula uma forte coerência interna, oferecendo ao leitor todas as informações para conhecer a visão de mundo de um homem que passou pela vida sem realização nenhuma, apenas ao sabor de seus desejos.

Logo nas primeiras páginas, o escritor brinca com a expectativa do leitor de chegar logo às ações do romance. Machado de Assis, por intermédio do seu narrador, se dirige diretamente ao leitor, metalingüisticamente, para comentar o livro. Diz Brás Cubas:

“Veja o leitor a comparação que melhor lhe quadrar, veja-a e não esteja daí a torcer-me o nariz, só porque ainda não chegamos à parte narrativa destas memórias. Lá iremos. Creio que prefere a anedota à reflexão, como os outros leitores, seus confrades, e acho que faz muito bem”.



2º Ano
O Guarani, José de Alencar;
O Cortiço, Aluízio Azevedo;
Dom Casmurro; Machado de Assis;

3º Ano
Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto;
Urupês - Monteiro Lobato;

As obras serão de leitura extra classe, sendo avaliadas no contexto do conteúdo da disciplina e nas Avaliações Bimestrais e Simulado.

Quando nos deparamos com perguntas como estas, sempre pensamos o quanto é importante a leitura em nossas vidas. E pensando nisso, o eFácil, que sempre investiu na qualidade de seu acervo de livros para proporciona-lo o melhor da literatura brasileira e mundial, vai te dar algumas dicas para melhorar este saudável hábito.
Livros
Veja a seguir uma lista de aplicativos do Facebook que vão te ajudar a ler mais! =)
1. Goodreads: Com esse aplicativo, você consegue saber o que seus amigos estão lendo.
2. Visual Bookshelf: Conhecer pessoas que estão lendo o seu livro favorito, ver o que seus amigos estão lendo, escrever comentários e recomendar livros. Você consegue fazer tudo isso usando este aplicativo.
3. I’m Reading: Organiza uma lista dos livros que você está lendo.
4. Beta Comic Books: Esse aplicativo permite que você fique por dentro dos quadrinhos liberados a cada semana pelas grandes editoras, como Dark Horse, DC, Image e Marvel.
Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!