oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

segunda-feira, 9 de julho de 2012

TIRE SUAS DÚVIDAS PARA O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL RESPOSTA ARGUMENTATIVA REDAÇÃO: Gênero Textual para futuras produções Ensino Mèdio e 9ºs Anos

cLiCa aÍ!!!
Esse post é do 2º Bimestre, mas irá te ajudar à produzir o Trabalho Bimestral do 3º Bimestre...observe as características e vamos lá!!! 

REDAÇÃO: Gênero Textual para futuras produções Ensino Mèdio e 9ºs Anos 

Resposta Interpretativa e Resposta Argumentativa
Add caption
Atendendo ao pedidos, e tendo já solicitado como tarefa avaliativa, com o tema Cotas Sociais e Raciais, vou explicar a diferença entre Resposta Interpretativa e Resposta Argumentativa. A dúvida  procede e muito. Os alunos também têm mais dificuldades em entender esses dois gêneros. Primeiro vamos explicar cada um e depois traçar as diferenças.

Resposta Interpretativa:
Neste tipo de texto o autor deverá, antes de mais nada, entender a essência da proposta. É comum a banca fornecer um ou mais textos de apoio. É sobre estes textos que o autor deverá basear sua resposta. Aqui, a interpretação do conteúdo é o fundamento, portanto, quando interpretamos procuramos reproduzir esse conteúdo associando-o ao contexto dado pelo enunciado.
O autor não deverá manifestar sua opinião, mas uma interpretação dos textos de apoio.
Observem que a proposta vem carregada de perguntas. Com base nelas crie seu roteiro da resposta. Vejamos algumas dicas:
- escreva em 3ª pessoa;
- dois ou três parágrafos (para 15 linhas);
- sua resposta deve estar baseada nos textos de apoio;
- não dê sua opinião;
- não fuja do conteúdo apresentado nos textos de apoio;
- utilize uma citação para fundamentar a resposta (com base nos textos de apoio).


Resposta Argumentativa
Este gênero de texto é mais parecido com uma dissertação. Sua opinião é requerida, porém, sem utilização da 1ª pessoa. Com base nos textos de apoio, fundamente sua resposta com base em seu conhecimento, procurando argumentos que fundamentem sua resposta. Neste caso, não se prenda aos textos de apoio.
Dicas:
- Procure deixar subentendido o enunciado da questão ao leitor, fazendo-o compreender a pergunta original sem tê-la lido;
- Deixe evidente sua posição quanto ao tema (a favor/contra);
- dois ou três parágrafos;
- texto impessoal;
- sua opinião é importante;
Você pode seguir uma sequência simples: resposta, justificativa (argumento), explicação, comprovação e sugestão (se for possível).

Diferenças básicas:  A grande diferença entre os dois gêneros é que na resposta interpretativa o autor não emite sua opinião. Interpreta os textos de apoio e redige a resposta com base neles, uma citação do texto de apoio é recomendável para defender sua resposta. Ao contrário, na resposta argumentativa, o autor utiliza argumentos próprios para defender sua opinião, assim como numa dissertação.
Espero ter ajudado. Boa sorte.
Abraços,
Prof. Edmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!