oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

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¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Indicações para leitura TARQUÍNIO SANTOS

Segue INDICAÇÕES para o 3º Bimestre para desenvolvimento de Atividades (jogos) e Avaliações Parciais

Lembro aos 9º B e C que as obras são todas do Gênero solicitado na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa - CRÔNICAS

VÁ ATÉ A BIBLIOTECA
SEBO
LIVRARIA 
LEMBRE: se não tivermos a obra no acervo da escola,
COMPRE O LIVRO E COMECE A MONTAR SUA 
PRÓPRIA BIBLIOTECA...não deixe de ler!

e providencie o livro ou faça o Download
(as coloco na ordem de indicação, "os que mais admiro são os primeiros"...rsrs)
DEVE ESTAR NA SUA BIBLIOTECA -
AS CEM MELHORES CRÔNICAS DA LITERATURA BRASILEIRA!!

1 - COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA _ Luis Fernando Verissímo
2 - PAI NÃO ENTENDE NADA MESMO - Luis Fernando Verissimo
3 - AMOR BRASILEIRO - Luis Fernando Verissimo
4 - O homem e só tinha certezas e outras crônicas - Adriana Falcão
5 - Cenas Brasileira - Rachel de Queiroz
6 - Olhar de descobertas - Literatura em minha casa;
7 - As eternas coincidências - José J. Veiga
8 - A estranha máquina estravida - José J. Veiga; (maravilhosa crônica que leva o título)
9 - Tubarão com a faca nas costas - crônicas - Cezar Dias
10 - Felicidade Clandestina - Clarice Lispector
Todos os Fogos o Fogo





11 Todos os Fogos o Fogo, de Julio Cortázar
As características da narrativa fantástica são exploradas em sala de aula por meio dos contos de Cortázar .

As Flores do Mal
12 As Flores do Mal, de Charles Baudelaire
A diferença entre sentido literal e figurado e as particularidade da palavra poética são os temas principais discutidos a partir da obra de Baudelaire.

Os Ratos
13 Os Ratos, de Dyonelio Machado 
A narrativa do escritor gaúcho é usada para explicar à moçada como reconhecer e interpretar o discurso indireto livre.

A Metamorfose
14 A Metamorfose, de Franz Kafka
Para fechar a série, os alunos são convidados a mergulha na narrativa kafkiana e conhecer as características básicas da obra do novelista.



ENSINO MÉDIO

1. GREGÓRIO DE MATOS GUERRA - Seleta*:
2. ALBERTO CAEIRO (heterônimo de Fernando Pessoa) - O Guardador de Rebanhos;
3. MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA - Memórias de um Sargento de Milícias;
4. MACHADO DE ASSIS - Esaú e Jacó;
5. JOÃO CABRAL DE MELO NETO - A Educação pela Pedra;
6. JOSÉ SARAMAGO - História do Cerco de Lisboa;
7. MOACYR SCLIAR - O Centauro no Jardim;
8. JOÃO SIMÕES LOPES NETO - Contos Gauchescos;
9. GUIMARÃES ROSA - Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor);
10. DIAS GOMES - O Pagador de Promessas;
11. RUBEM FONSECA - Feliz Ano Novo;
12. CRISTÓVÃO TEZZA - O Filho Eterno.




Foto de uma menina carregando livros
Temos que ler mais e mais e desde cedo!
As estatísticas nacionais quanto à leitura indicam que os brasileiros lêem muito pouco. Em média, apenas quatro brasileiros em cada 10 têm algum contato com livros em nosso país, os outros seis (para ser mais exato, 61%), têm muito pouco ou nenhum contato com livros. E mesmo os demais 39% não praticam a leitura com alguma freqüência...
Na verdade o índice de leitores regulares de nosso país é de, aproximadamente, 16% (percentual relativo à quantidade de pessoas no Brasil que possuem o equivalente a 73% de todos os livros aqui existentes e que estão em mãos de particulares).
Há no país apenas 1.500 livrarias e em cerca de 1.300 cidades do Brasil não existem bibliotecas públicas. Só a título de comparação, somente a aquisição de livros para bibliotecas públicas nos Estados Unidos supera a compra total desse artigo por brasileiros e pelas instituições aqui existentes. (Os dados aqui apresentados constam de uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, realizada em 2001).
O livro é, para os brasileiros, um produto muito caro e, em virtude disso, acabou se tornando um luxo pelo qual as pessoas, especialmente as mais humildes (de menor poder aquisitivo), não se dispõem a adquirir. Impressiona também saber que os dados relativos à leitura de jornais e revistas do Brasil, quando comparados com os de países vizinhos onde a escolarização e a valorização da cultura são maiores, como é o caso da Argentina, são menores...
As políticas públicas nacionais não consideram investimentos em livros (a não ser em impressos didáticos) como merecedores de cotas maiores dos orçamentos municipais, estaduais ou federal. Nesse sentido não há registros expressivos de melhoria dos acervos das bibliotecas públicas e nem de projetos de leitura de grande envergadura.
O que vemos é a luta de alguns apaixonados pelos livros, como professores, jornalistas, profissionais liberais ou membros das alas mais cultas das cidades, manifestando-se em favor da leitura e da melhoria das bibliotecas de seus municípios (quando elas existem), mas mesmo essa mobilização é escassa e pouco produtiva...
Além dos necessários gastos com tecnologias de ponta e projetos em informática educacional, urge que os governos e a sociedade civil se mobilizem em favor dos livros, senão seremos eternamente, uma nação de pessoas incultas em sua maioria e estaremos fadados a continuar sendo apenas "burros de carga" que fazem o trabalho pesado e alimentam o desenvolvimento alheio...




A leitura é imprescindível para a formação sociocultural de um indivíduo. São muitas as campanhas de incentivo à leitura em todo o país. Mas o que é leitura afinal? Será que ler se restringe ao simples ato de decodificar símbolos impressos?

O verbo ler, etimologicamente, deriva do latim lego/legere, que significa recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos. Desta última acepção, estabelecemos o conceito primordial de leitura, que é ´pronunciar em voz alta as letras grafadas no papel´. Mas imaginemos a seguinte situação: um sertanejo, considerado analfabeto, por não ter tido acesso à escola durante toda sua vida, reconhece os sinais da natureza e pode determinar o tempo de estiagem, de chuvas etc. Então verificamos que o sertanejo lê e interpreta os sinais da natureza, baseado apenas na sua vivência de mundo.

A conceituação

Portanto o conceito de leitura se expande, saindo da mera expressão oral de símbolos gráficos impressos e passando a ser a ´decodificação de signos, símbolos´. Observemos a definição de signo, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: ´designação comum a qualquer objeto, forma ou fenômeno que remete para algo diferente de si mesmo e que é usado no lugar deste numa série de situações´. Assim, o canto do sabiá, para o sertanejo, ultrapassa os limites de seu significado passando a remeter a algo diferente, como o sinal de que virá chuva em breve. Já um agrônomo utilizaria outros elementos para determinar os períodos de chuva ou de seca, pois sua formação acadêmica proporcionou-lhe tal possibilidade. O conceito de ler abrange também o de interpretar e o de compreender, pois tanto o profissional letrado quanto o trabalhador rural analfabeto, a partir de leituras diferentes, podem decodificar certos sinais da natureza e estabelecer o calendário das atividades agrícolas.


O amor pela leitura é despertado não só nas escolas, mas também a partir do exemplo que brota nas famílias.
Pais leitores são um grande e marcante incentivo ao surgimento de novas legiões de leitores.
Tatiana Belinky, escritora de literatura infantil, nascida em 1919, declarou em reportagem ao Estadinho, suplemento infantil do jornal “O Estado de São Paulo”, em abril desse ano, que:
"O que motiva uma criança a ler é ver os pais, tios e avós lendo."
"(Na escola) apontar o dedo e dizer "leia" é uma bobagem, isso é uma vacina contra a leitura. O negócio é brincar de abrir o livro. Cada sala de aula deveria ter uma estante com uns 15 livros. A estante tem de estar ao alcance da mãozinha da criança porque se ela tiver um livro por perto, irá abrir..."
"Meu pai lia muitas histórias para mim. Eu ficava fascinada com aqueles sinaizinhos, as letras, falavam com meu pai e não falavam comigo e tinha vontade de decifrar aquilo..."
Em tempo... Vale lembrar que Tatiana foi amiga de Monteiro Lobato e adaptou as obras do escritor para a TV Tupi. Trata-se certamente de uma pessoa cuja experiência e orientação devem mobilizar nossa atenção. A leitura é um dos melhores e mais fortes aliados para que a educação se concretize. Projetos de leitura que mobilizem com sucesso as crianças a partir da educação infantil, com as professoras sendo orientadas e preparadas para atuarem efetivamente como contadoras de histórias podem sensibilizar os alunos e fazer com que eles se animem e entrem com entusiasmo no mundo da leitura.
A continuidade, nos primeiros anos do ensino básico, a partir da alfabetização também depende de projetos que permitam as escolas contar com bibliotecas equipadas, atualizadas e trabalhadas como bases de leitura e pesquisa orientadas a partir de projetos pedagógicos que incluam essas bases como fundamentos operacionais de trabalhos e pesquisas a serem realizadas pelos estudantes.
Nesse sentido torna-se fundamental que os educadores conheçam a biblioteca, participem da escolha de novos títulos para os acervos, cobrem de seus coordenadores e diretores a atualização das coleções disponíveis em suas bibliotecas escolares (ou ainda, que se mobilizem em favor da criação de uma boa biblioteca em suas escolas, recurso esse tão primordial quanto a instalação de laboratórios de informática, quadras de esporte ou ainda de salas de arte e laboratórios de ciências) e pressionem as autoridades públicas para a consecução de projetos regulares e permanentes de leitura nas redes públicas de ensino.
A superação do analfabetismo funcional, aquele que se estabelece mesmo quando o sujeito foi introduzido às letras e aparentemente sabe ler e escrever, mas que na prática revela-se inócuo, pois o cidadão não é formado para compreender com profundidade aquilo que lê ou escuta quando a informação é mais burilada e complexa, depende de projetos que lhe equipem para enfrentar com êxito as mais difíceis empreitadas em leitura.

Os planejamentos pedagógicos das escolas devem criar pontes que liguem diretamente as salas de aula as bibliotecas escolares e públicas. “O hábito cria o monte”, como popularmente dizem, o que, na prática significa que quanto mais contato com a literatura as crianças tiverem, maior será a sua familiarização com os livros.

Nesse sentido o investimento em bibliotecas e projetos de leitura nas escolas revela-se como “pedra de toque” para que o Brasil se torne uma nação de pessoas alfabetizadas, esclarecidas, cidadãs, éticas e politizadas. Capazes de questionar, de inquirir, de pensar com mais profundidade, de criar e também de atuar com maior profissionalismo e independência.
Sou bastante realista para compreender que o surgimento de uma população mais esclarecida e atuante em nossa nação contrasta com os interesses espúrios da classe política dominante, que prefere manter a massa na ignorância para fazer uso político da mesma e orientar, como nos tempos da República Velha, suas preferências a partir de versões modernas dos cabrestos daquele tempo.
Mesmo assim insisto na questão, pois penso que, como educador e cidadão que pautou sua formação em uma educação na qual os livros foram companheiros constantes e inseparáveis, que me levaram a uma compreensão maior dos fatos, eventos, fenômenos e relações que a todos envolvem, não há formação plena, crítica, que capacita para a análise e para o pleno exercício da cidadania (em seus direitos e deveres) sem a leitura e que, não há possibilidade real disso se efetivar sem livros e bibliotecas.
A célebre frase de Monteiro Lobato, que utilizei como título para esse artigo de forma proposital, mais do que simplesmente enriquecer esse texto, tem o propósito de nos fazer pensar com mais carinho e engajamento a questão para que realmente se realizem e se concretizem projetos e movimentos em favor dos livros, das bibliotecas e da leitura.



PtD: prof wilm@
eStOu: ouvindo acordes de violão....







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