15/09/2012 12:28
José Afonso de Oliveira
Centenário de Foz do Iguaçu
Mais do que ficar comentando o passado, estamos no presente com olhos postos no futuro. Comemorar cem anos de existência é um grande feito, especialmente tratando-se de Foz do Iguaçu.
Quem mora hoje na cidade, em sua grande maioria ou mesmo quase totalidade procede de outras regiões e cidades, tanto brasileiras quanto também estrangeiras.
O primeiro grande exercício a se fazer no centenário de Foz do Iguaçu é exatamente esse onde estavam as nossas famílias em 1914 quando a cidade começou a existir. É muito reduzido o número de habitantes que pode dizer que os seus ascendentes estavam na cidade quando do ato de sua fundação inicial.
A constatação é muito significativa e importante se pudermos ver o contexto em que a cidade estava nascendo, em pleno ano que se declarava a Primeira Guerra Mundial, ou se desejamos, de outra forma, a primeira grande crise internacional que vai envolver o mundo todo da época, por longo tempo.
Hoje também a cidade está existindo no contexto de uma grande crise global. O mundo começa a mudar radical e rapidamente, em profundidade, gerando grandes e, aparentemente, insolúveis problemas. Tanto como em 1914, agora também essa crise tem um perfil internacional, ou expressando melhor com termos mais atualizados, um perfil global.
Mas tanto em 1914 como agora todas as pessoas que estavam e estão na cidade, neste momento, pensam em aqui viverem, construindo condições para isso e tendo boa qualidade de vida para todos.
Já em 1914 a cidade vivia para fora, em contato com os países vizinhos, tanto a Argentina quanto também o Paraguai. A cidade de Puerto Iguazu já existia anteriormente mas era o rio Paraná o grande caminho de integração da cidade com o resto do mundo. A cidade vivia pois em função do rio, tudo ocorrendo próximo às suas margens. Naqueles idos tempos que não voltam mais, os habitantes da cidade tinham no rio Paraná a forma de ganharem a vida, se comunicarem com o resto do mundo.
Hoje a cidade está conectada com o mundo globalizado tanto por rodovias, quanto também através de aviação e, mais do que tudo isso, por infovias, através da internet. Estamos também muito voltados para fora, para o atual mundo globalizado.
Toda essa região era belíssima, com ampla cobertura vegetal, com as esplendorosas e sempre belas Cataratas do Iguaçu.
Conseguimos manter em parte essa visão paradisíaca com o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu que encantam o mundo, recebendo milhões de visitantes anualmente.
Seus primeiros habitantes tem procedências variadas, aqui se encontram e vivem as suas vidas, marcando a sua existência e, alguns deixando traços para a cidade atual.
Seus atuais habitantes, em sua grande maioria, tem também várias e diferentes procedências, aqui vivem, deixando os seus traços para o futuro que já está sendo devidamente construído.
Nos seus primórdios a presença do Exército brasileiro é marcante e muito destacada permanecendo assim até os dias atuais onde a sua unidade ocupa uma posição central na cidade. Serve de ponto de referência para todos pois existe uma cidade próxima ao Batalhão, como é conhecido.
Assim o símbolo do Estado brasileiro, o Exército teve e continua tendo um papel de grande destaque na cidade e em toda a sua vida. Os militares sempre estiveram muito presentes na cidade e hoje ainda tem papel de grande destaque.
Mas a cidade era e continua sendo muito maior do que os seus habitantes por mais que eles possam parecer importantes. Todos os seus cidadãos são de fato e de direito importantes e se escolheram para viver em Foz do Iguaçu isso assinala algo distinto de qualquer outra localidade no Brasil e talvez mesmo no mundo.
Sim, desde os seus primeiros momentos de existência, até os dias atuais, cidadãos de outras localidades escolheram por este ou aquele motivo, ou mesmo sem nenhum motivo específico, viverem os seus dias em Foz do Iguaçu e aqui, na confluência de dois grandes e belos rios, o Iguaçu e o Paraná, foram e são muito felizes.
A natureza que tem tempo cronológico diferente dos seres humanos, privilegia essa região com paisagens encantadoras quer no Parque Nacional do Iguaçu com toda a sua exuberante flora e fauna coisa que, diga-se de passagem, era existente em toda a cidade em 1914. Mesmo hoje, sendo uma reserva, ocupa ainda parte muito significativa do município, possibilitando a todos os seus habitantes o contato mais íntimo e próximo com a natureza.
Mas o nascer e o por do sol aqui e inigualável, especialmente no período do verão. De uma beleza estonteante, difícil de se observar em outros locais.
As nossas luas cheias são de incrível maravilha, iluminando a noite, projetando imagens magníficas prateadas em vários e diferentes pontos da cidade.
E pensar que um dia chegaríamos ao que somos hoje mas nem podemos sonhar com o futuro que nos aguarda, certamente muito distinto de tudo o que assistimos nestes cem anos de existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!