oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

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¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

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quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PREPARAÇÃO PARA O SIMULADO -

Questões Discursivas

POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS

TEMA: Cotas sociais/raciais

Colégio Estadual Ulysses Guimarães
Comunicação e Expressão 

Profª Wilma Nunes Rangel

QUESTÃO DISCURSIVA 2
Habilidade: Compreender e expressar
Temáticas abordadas: COTAS SOCIAIS/RACIAIS

COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
36 das 59 universidades federais têm políticas de cotas raciais e/ou sociais.
32 têm cotas para estudantes oriundos de escolas públicas.
25 têm algum tipo de cota racial.
25 têm algum tipo de cota racial.
21 têm cotas para negros e pardos.
19 têm cotas para índios.
7 têm cotas para deficientes.
1 tem cotas para quilombolas.

INFORMAÇÕES
Apresentamos a seguir algumas possibilidades de respostas das questões das atividades discursivas  Comunicação e Expressão, extraídas dos trabalhos enviados.
Na avaliação das habilidades solicitadas, foram consideradas adequadas as respostas que se encaixaram no conjunto de idéias que corresponderam às expectativas do  Comunicação e Expressão, quanto à pertinência e à
abordagem do conhecimento, bem como quanto à forma de elaboração das respostas. No geral, as principais habilidades aferidas foram:
Capacidade de:
• Comunicação interpessoal e expressão correta na interpretação da realidade;
• Compreensão do conteúdo do texto;
• Compreensão do sentido das palavras no texto;
• Domínio dos aspectos de organização textual típica do gênero textual;
• Domínio das relações lógico-semânticas entre as idéias do texto e os recursos lingüísticos usados em função dessas relações;
• Comparação de textos analisando os aspectos temáticos e estruturais;
• Síntese.

QUESTÕES E POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS
QUESTÃO 2
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao
A introdução do artigo científico apresentado afirma que as cotas universitárias são medidas voltadas para grupos sociais específicos e visam a ampliar as possibilidades de ingresso no Ensino Superior. Com base neste conceito e analisando a tabela intitulada “Cotas nas Universidades Federais”, elabore um parágrafo, selecionando um dos organizadores textuais abaixo para iniciá-lo.
1. conclusão: logo, portanto, pois.
2. condição: se, caso, desde que, a não ser que, a menos que.
3. comparação: como, assim como.
4. conformidade: conforme, segundo.
5. oposição: mas, porém, entretanto, embora, mesmo que.
POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS

       Conforme os dados citados na tabela Cotas nas universidades Federais, pode-se dizer que aqui no Brasil existe um numero favorável de universidades, faculdades que utilizam o sistema de cotas para seleção,(ação afirmativo). Segundo a pesquisa de laboratório de políticas públicas, houve um grande crescimento quanto aos números de vagas na IES. Em 2005, apenas 14 IES estavam com o programa em funcionamento,
enquanto que em 2010 esse numero passou de 14 para 83 instituições que se adequaram a implantação de cotas. No entanto, essa implantação é de fundamental importância para acabar com as diferenças sociais, tanto que até mesmo o poder legislativo vem realizando tentativas para normatizar as praticas de implementação desse programa nas universidades por meio de projetos de Lei. Ana Celia de Moraes Arruda - AMEC

       As cotas adotadas para grupos sociais trazem uma leve descriminação popular que separa as classes, pois a cor da pele não é sinônimo de inteligência e qualidade de estudo. Por isso devemos rever esse conceito de cotas para ter igualdade perante os alunos e não privilégios para alguns.
Thaisa Cardouso - Unic Beira Rio


AGORA É A SUA VEZ! 
QUESTÃO DISCURSIVA 3
TEMA: CARÁTER E RESPONSABILIDADE POLÍTICA E A LEI DA FICHA LIMPA


      
       Definitivamente, o eleitor não é bobo. Uma semana antes da eleição, VEJA publicou uma reportagem de capa, sob o título "Lobos à caça de votos", mostrando que 184 candidatos a prefeitos e vereadores em nove das maiores capitais do país tinham processos por crimes graves correndo na Justiça – assassinato, estelionato, estupro, assalto. Contabilizadas as urnas de domingo passado, constatou-se que a esmagadora maioria, 94% dos candidatos, não se elegeu. As urnas foram severas com os réus-candidatos […]
        A existência de processos contra os candidatos não significa que sejam culpados dos crimes de que são acusados, pelo bom motivo de que não foram julgados pela Justiça. Mas mostra que a maioria dos eleitores está cada vez menos disposta a arriscar seu voto, sujeitando-se ao perigo de assistir, mais tarde, a seu eleito trocar plenário por prisão.
Veja On Line,Com reportagem de Márcio
Pacelli,
de Brasília, Carlos
Rydle, Uilson Paiva
e Ricardo Mendonça, de São Pau, Acesso, 22/10/14
Considerando as ideias contidas nos textos 1 e 2, escreva um texoto opinativo, no qual você deve se posicionar em relação a falta de caráter e responsabilidade dos políticos brasileiros que se recandidataram, mesmo com a Lei da Ficha Limpa. Escreva seu texto na norma culta da Língua Portuguesa com, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 10 linhas.

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