oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Prova de Língua Portuguesa 8º Ano do Ensino Fundamental Tema ALEGRIA E TRISTEZA


Prova do 2Bimestre - Língua Portuguesa

(Texto 1) Tem coisas que a gente sente e não sabe de onde vem


        Há momentos em que a gente fica alegre. Por quê? De onde vem a alegria? Há momentos em que a gente fica triste. Mas por quê? O que é que faz a gente ficar triste? O que é que faz a gente ficar com raiva? E de onde vem a pena que a gente sente? E depois, quando passam, pra onde vão?

       O que muda na gente, quando a gente deixa de ficar triste e passa a ficar alegre? Ninguém sabe dizer muito bem. Ficar alegre é um jeito de gostar. Ficar triste, um jeito de não gostar. Todo mundo percebe que muitas são as maneiras de gostar e de não gostar. ( Ferreira, Marina Baird Caderno Pedagógico 08)

1) A informação principal desse texto é: 
a) a alegria das pessoas
b) o lugar para onde vão as emoções
c) o porquê dos nossos sentimentos
d) os momentos e o que não sentimos
e) a mudança de sentimento das pessoas

2) No trecho “Ficar alegre é um jeito de gostar. Ficar triste, um jeito de não gostar.”, as expressões destacadas em negrito indicam que as emoções são
a) positivas
b) contraditórias
c) exageradas 
d) verdadeiras



(Texto 2) "Alegría de la tristeza"

 

 

        "O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis", que permanece inédito no Brasil.



      O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.
      Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura.(...)Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.
      Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.
Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.
Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.
        Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada."

( Marta Medeiros http://alcampanha.)

3)Qual o tema do texto? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) A escritora apresenta seu texto, inspirado em que obra? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 No último parágrafo, como a sociedade consumidora trata a pessoa triste? 0 que você acha sobre a tristeza?
1Resposta____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2Resposta _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 3, Leia a letra da música

 





O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro

Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas

Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro

Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho

Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto

Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano(...)

6) O que você compreende do título "ParaTodos"? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Quanto ao Narrador da letra, podemos classificá-lo como:
a) Eu Lírico b) Eu pico
c) Eu Lírico e pico d) Não há narrador

8) Escreva ao lado das palavras abaixo as características correspondentes:   
 Pai________________________________                           Avô    ________________________________ 
Bisavô  _______________________________    
Tataravô ______________________________ 
9) As palavras da 2? coluna caracterizam o local onde cada um nasceu. A que classe pertencem essas palavras?
_____________________________________________________________________________________________

10) A letra cita vários músicos do cenário musical brasileiro. Este desfile de nomes famosos revela ao leitor
a) o desejo de divulgar a riqueza da música em regiões brasileiras
b) o excesso de compositores na música brasileira.
c) a comparação entre os diferentes músicos brasileiros.
d) a valorização da música brasileira

11). Observe o verbete "agreste" de um dicionário:
agreste adj. 1. Relativo ao campo; rústico. 2. Rude; áspero; tosco.

a) No texto, qual o sentido dessa palavra em "Solidão do agreste" para o autor? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas:
a) tesser - vazar - maisena.
b) dissenção – riquesa - confuso
c) paralisar- extravasar- realizar
d) percurso- severo- discução
e) advinhar- bússola- usofruto




Boa Prova – Prof? Wilm@

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!