oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO DO 3º BIMESTRE

Lista de Exercícios de REVISÃO para Prova de Recuperação do 3º Bimestre

Olá turminhas!! Segue a lista de Exercícios de Revisão para a nossa Prova de Recuperação dos conteúdos, é importante que associe os textos com as revisões, explicações e atividades trabalhadas nas aulas. Primeiro teremos as figuras de linguagens em Charges e letras de músicas, em seguida Tonicidade. Lebrando de copiar as questões e respondê-las em folhas de papel almaço para posteriormente, colar no caderno de Língua Portuguesa. Recuperar e melhorar a sua média, é possível, por isso, o cLiCaR o ajudará a ESTUDAR! 

Bom estudo!
Bj! Profª Wilm@



1) Que expressão a mãe tentou suavizar? Por quê?
QUERIDA, ESTOU PRÉ-DEMITIDO! Para as crianças não ouvirem e ficarem preocupadas.

Diga: "Estou de férias coletivas!
A oração acima, está na LINGUAGEM CONOTATIVA, e utiliza a figura de linguagem EUFEMISMO

2) Que figura de linguagem tem essa característica? 
EUFEMISMO





Metáfora- Quando usamos uma palavra fora do seu sentido real, damos a ela um novo sentido:




A metonímia está em "árvore de esperança"


 A metonímia está em: "desenho da hora"



A Metonímia está em:  "tomar gelado, no lugar de sorvete"


No Fragmento do poema de Clarice Lispector, temos uma ANTÍTESE. 

Ir e voltar

Na letra de Tiê, temos o PLEONASMO VICIOSO, redundância na repetição de uma expressão, para reforçar sua intenção, no caso está quinto verso.
..."olho nos olhos"

(exemplos de Pleonasmo vicioso: subir pra cima, descer pra baixo, olhar com os olhos, entrar pra dentro, sair pra fora, comentar o comentário...)

Há outras figuras na letra, mas a mais destacada é o PLEONASMO.

Essa figura Pleonasmo vicioso,  repete-se no verso:

Olho com os olhos/
a mesma mesmice/
ao subir a subida da desilusão.
 ( Savantes)

FIGURAS DE LINGUAGEM EM MÙSICAS
Música: Fugidinha (Michel Teló
)



Nesta música, a palavra fugidinha tem o objetivo de suavizar a traição, deixando o fato descontraído.

Música:Epitáfio (Titãs)
Figura: Antítese
“ 
Queria ter aceitado a vida como ela é. A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier”.

As palavras alegrias e tristeza tem a função de representaras dificuldades e as vitórias cotidianas de cada ser humano. 

Música: Eu sem você (Paula Fernandes)
Figura: Comparação metafórica

Tô feito mato desejando a chuva, madrugada fria esperando o sol, tô tão carente feito um prisioneiro...”.

As comparações nesse trecho da música são para expressar como alguém que está longe da pessoa amada pode se sentir só e esperançoso ao mesmo tempo.

Música: Meu eu em você (Victor e Léo)
Figura: Metáfora

Sou teu ego, tua alma, sou teu céu, o teu inferno, a tua calma...”.

As metáforas dessa música deVictor e Léo enfatizam como é o amor visto pelos olhos da pessoa amada... ( e o que acabei de escrever é um pleonasmo... se é visto...tem que ser pelos olhos)

Música: Epitáfio (Titãs)
Figura: Hipérbole

“Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier”
Nela, podemos não perceber de cara a presença da fi

Nela, podemos não perceber de cara a presença da figura de linguagem, porém, ao analisar o segundo verso, em especial a expressão “morrido de amor”, temos o emprego da hipérbole, ou seja, um absurdo ou exagero. Abaixo temos a música.
2. Para quem gosta de sertanejo universitário e conhece a música “Meu eu em você”, da dupla Victor e Léo, podemos notar a presença das figuras de linguagem nela também. Abaixo segue um trecho:
“Sou teu ego, tua alma
Sou teu céu, o teu inferno, a tua calma
Eu sou teu tudo, sou teu nada
Minha pequena, és minha amada
Eu sou o teu mundo, sou teu poder
Sou tua vida, sou meu eu em você”
Podemos encontrar a presença do uso de duas figuras de linguagem muito importantes: a metáfora e a antítese. A metáfora é uma comparação de caráter subjetivo, sem utilizar conectivos comparativos. Podemos percebê-la, por exemplo, na frase: “Eu sou o teu mundo.” A antítese, muito presente na música, esta situada na frase “Eu sou teu tudo, sou teu nada” e “Sou teu céu, o teu inferno.”
3. Outra música que percebemos a presença da metáfora em sua letra é a música “Pra você” da cantora Paula Fernandes. Veja só o trecho:
“Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada”
Podemos perceber outra utilização da metáfora, pois o eu lírico se compara com um “clarão que traz o dia”, sem utilizar nenhum conectivo comparativo. (Não escreve, por exemplo, “Eu sou como o clarão trazendo o dia”) A cantora utiliza essa figura de linguagem para expressar o que quer dizer de maneira poética.
4. Como um último exemplo, podemos analisar o trecho da música “Um beijo”, de Luan Santana:
“Um beijo fala mais que mil palavras
Um toque é bem mais que poesia
No seu olhar enxergo a sua alma
Sua fala é uma linda melodia”
A figura de linguagem presente nesse trecho é a hipérbole, que como já conceituada, apresenta uma ideia de exagero. Podemos identificá-la na expressão “mil palavras.” Podemos também perceber as metáforas presentes no texto como em “Sua fala é uma linda melodia.”
Percebemos então que a utilização da metáfora na musica brasileira é importante e bem utilizada. As figuras de linguagem no geral tem um grande impacto no sentido da música e na mensagem que o autor deseja passar com ela. Sua importância vem do fato de que com as figuras de linguagem, podemos colocar nossos pensamentos em palavras sem que sejam restritos a regras ou à própria realidade. Até a próxima! Fonte: www.griloqueri.wordpress.com
PtD: Profª Wilm@

 1. A acentuação gráfica nos permite pronunciar adequadamente as sílabas, distinguindo-as . Nesta relação de palavras,   as sílabas tônicas estão sublinhadas. Uma delas, porém está  sublinhada incorretamente.

         a) coqueiro     b) pudico       c) rubrica       d) gratuito       e) inaudito

2. As palavras ÍNTIMO  e  ÚNICO são acentuadas pela regra das:
 a) oxítonas    b) paroxítonas     c) proparoxítonas    d) monossílabo tônico   
    
3. São exemplos de oxítona, paroxítona e proparoxítona, respectivamente:
a)  café, aliás, silêncio         b)  alô, táxi, café         
c)  alô, táxi, silêncio          d) alô, táxi, máximo            
e)  café, aliás, máxi

4.Quanto a acentuação, qual grupo de palavras são proparoxítonas?
a) laranja, escola, menina      
b) café, picolé, jilóc       
c) hotel, pastel, caracol     
d) pêssego, fígado, número      
e) possível, amigável,  rádio

5. São paroxítonas todas as palavras da opção:
a) seio, tinha, lábios      
b) puxei, série         
c) abria, cordões, meus        
d) doía, caixa, café       
e) mesa, cadeira
      
6. Em qual alternativa as palavras estão acentuadas, respectivamente, pelo mesmo motivo das palavras a seguir:  cólica – você – três?
a ) Saudável – pálido – até      
b ) Gástrica – úlcera – pé                  
c ) Está – cá – português       
d) Consultório – só – há       
e ) Úlcera – até – já

7. As palavras: CRÔNICAS E PÁLIDO, encontradas no texto, são acentuadas pela regra das:
a) oxítonas              b) paroxítonas        
c) proparoxítonas       d) monossílabos tônicos      

8. As palavras  Zé, fé e pé, são acentuadas pela regra:
a) oxítonas                   b) paroxítonas        
c) proparoxítonas        d) monossílabos tônicos   
  
9.As palavras: ÍMÃ e ÓRFÃ são acentuadas pela regra das:
a) oxítonas                  b) monossílabos tônicos     
c) proparoxítonas       d) paroxítonas   


10) Assinale apenas a opção que possua DÍGRAFOS:
(a) amor , noite, ouvindo                 (b) quando, sozinha, real     
(c) chega, queria, olhos, espelho      (d) não, eu, aqui, ditas 

4) Indique a relação de sentido presente em cada metáfora a seguir:
a) A vergonha queimava-lhe o rosto. __________________________________________________________________
A vergonha fez o rosto se avermelhar e aquecer.

b) As suas palavras cortaram o silêncio. ___________________________________________________________
As palavras acabaram com o silêncio profundo.

c) O relógio pingava as horas, uma a uma, vagarosamente. ____________________________________________________________
As horas passavam lentamente e havia uma ansiedade para que elas passassem.

d) Ela se levantou e fuzilou-me com o olhar. ____________________________________________________________
O olhar dela me causou medo, arrepio, intimidou.



GABARITO:
1-A   2--C   3-D   4-D   5-D  
6-E   7-C    8-D   9-D    10-C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!