oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Lista de conteúdos para prova Parcial do 4° Bimestre

LISTA DE EXERCÍCIOS

 VOCATIVO E APOSTO


Identifique o Aposto e o Vocativo nas Frases Abaixo:
01. Chegou a hora da verdade, amigos.
02. Cuidado com o carro, seus loucos!
03. O senador foi à festa com a namoradaMarcia.
04. Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.
05. A ordem, meus amigos, é a base do Exército.
06. Mário possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna.
07. Deus, tenha piedade de nós!
08. Ele me disse apenas isso: a nossa amizade acabou.
09. Médico atencioso, o Dr. Bento andava sempre pelos bairros.
10. Pedro, meu irmão, foi eleito deputado.
11. Fiquemos no assunto, minha gente.
12. Helenaa menina que encontramosestava triste.
13. Ontemsegunda-feirapassei o dia com dor de cabeça.
14. Ó céus, ouvi a minha prece.
15. Libertai-me, Senhor, de todos os males!
16. Vento, chuva, nada o impedia de cumprir sua missão
17. A morte, angústia de quem vive, ocorre ao acaso.
18. Malandro, pare com isso!
19. A melhor praia de Salvador é a de São Tomé.
20. Vocês por aqui, meninos?!

VOCATIVO E APOSTO___________________________GABARITO

01. Chegou a hora da verdade, amigos. (vocativo)
02. Cuidado com o carro, seus loucos! (vocativo)
03. Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado. (aposto)
04. A ordem, meus amigos, é a base do exército. (vocativo)
05. Mario possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna. (aposto)
06. Deus, tenha piedade de nós! (vocativo)
07. Ele me disse apenas isso: a nossa amizade acabou. (aposto)
08. Médico atencioso, o Dr. Bento andava sempre pelos bairros. (aposto)
09. Pedro, meu irmão, foi eleito deputado. (aposto)
10. Fiquemos no assunto, minha gente. (vocativo)
11. Helenaa menina que encontramosestava triste. (aposto)
12. Ontemsegunda-feirapassei o dia com dor de cabeça. (aposto)
13. Ó céus, ouvi a minha prece. (vocativo)
14. Libertai-me, Senhor, de todos os males! (vocativo)
15. Vento, chuvanada o impediu de cumprir sua missão. (aposto)
17. A morte, angústia de quem vive, ocorre ao acaso. (aposto)
18. Malandro, pare com isso! (vocativo)
19. A melhor praia de Salvador é a de São Tomé. (aposto)
20. Vocês por aqui, meninos?! (vocativo)

EXERCÍCIOS SOBRE PONTUAÇÃO


1) (PONTUAÇÃO) A frase em que deveria haver uma vírgula é:

a) Comi uma fruta pela manhã e outra à tarde.
b) Eu usei um vestido vermelho na festa e minha irmã usou um vestido azul.
c) Ela tem lábios e nariz vermelhos.
d) Não limparam a sala nem a cozinha.

2) (EXERCÍCIOS DE PONTUAÇÃO) Indique o erro de pontuação:

a) Diga-me quantas horas são?
b) Dorme, que eu penso.
c) Os soldados agacharam-se, e ele saltou.
d) As nuvens, as folhas, os ventos não são deste mundo.

3) Assinale a pontuação errada:

a) Falei com ele com tanta segurança, que nem discordou de mim.
b) Porque falei com ela, para mim não há mais dúvidas.
c) Falei com ela que eu, estaria aqui cedo hoje se tudo corresse bem.
d) Falei ao chefe que, se o plano corresse bem, estaríamos salvos.

4) Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:

a) A vida como, a antiga Tebas, tem cem portas.
b) A vida como a antiga Tebas tem, cem portas.
c) A vida, como a antiga Tebas, tem cem portas.
d) A vida como a antiga Tebas, tem cem portas.

5) (EXERCÍCIOS DE PONTUAÇÃO) Assinale a alternativa em que o trecho - No entanto, quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente. - reescrito, encontra-se corretamente pontuado.

a) No entanto, em 1980, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.
b) Quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, no entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.
c) No entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980.
d) Quando, no entanto, em 1980, a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, o panorama da biologia molecular, havia mudado radicalmente.


 GABARITO:   1-b  2-a  3-c   4-c   5.b  

MAIS EXERCÍCIOS DE PONTUAÇÃO


  1.  Do texto seguinte, omitiram-se as vírgulas. Transcreva-o, colocando-as:
 "Quando eu pedi três meses depois que casasse comigo Iaiá Lindinha não estranhou nem me despediu."

2.  Assinale o item em que o texto está corretamente pontuado:
a) Não nego, que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
b) Não nego que ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
c) Não nego que, ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
d) Não nego que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
e) Não nego que, ao avistar a cidade natal, tive uma sensação nova.

3. leia
"- Muito bom dia, senhora,
Que nessa janela está;
sabe dizer se é possível algum trabalho encontrar?"
(João Cabral de Melo Neto)
No primeiro verso, senhora vem entre vírgulas porque o termo é:
a) um aposto.
b) um sujeito deslocado.
c) um vocativo.
d) um predicativo.
e) um sujeito simples.

4. Os períodos apresentam diferenças de pontuação. Indique a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.
a) A menina chorando de emoção, recebeu, o presente das mãos do padrinho.
b) A menina, chorando de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
c) A menina, chorando de emoção recebeu o presente das mãos do padrinho.
d) A menina chorando, de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
e) A menina, chorando de emoção, recebeu o presente das mãos do padrinho.

5) Quais são as frases corretamente pontuadas?
a) Os alunos angustiados esperam o resultado dos exames.
b) Os alunos, angustiados, esperam o resultado dos exames.
c) Os alunos, esperam angustiados, o resultado dos exames.
d) Angustiados, os alunos esperam o resultado dos exames.
e) Os alunos, esperam, angustiados, o resultado dos exames.
f) Os alunos esperam angustiados, o resultado dos exames.

6. Ocorre pontuação inaceitável em:
a) Doutor, ainda que mal pergunte, que negócio é esse?
b) Se queres distrair-te, ouve cantores italianos.
c) Bento era entre todos os empregados, o mais fiel.
d) Perdoo-te; espero, porém, que não reincidas no erro.
e) Não creias naqueles que não acre­ditam em ninguém.

 GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE PONTUAÇÃO

1. (Fuvest-SP) Do texto seguinte, omitiram-se as vírgulas. Transcreva-o, colocando-as:
"Quando eu pedi, três meses depois, que casasse comigo, Iaiá Lindinha não estranhou, nem me despediu."

2. E   3. C  4. E   5. A,  B, D   6. C 

PtD: Profª Wilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!