oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

segunda-feira, 17 de abril de 2023

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO SOBRE O POEMA VERSOS ÍNTIMOS, DE AUGUSTO DOS ANJOS

Versos Íntimos Augusto dos Anjos
Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão - esta pantera - Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera. Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija! ANJOS, Augusto dos. (1884/1914). Eu e Outras Poesias. Apresentação: Sânzio de Azevedo. Rio – São Paulo – Fortaleza: ABC Editora, 2003. ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO– VERSOS ÍNTIMOS (AUGUSTO DOS ANJOS) 01. Quem é o interlocutor do eu lírico no poema? a) o leitor b) uma fera c) a pessoa amada d) um amigo 02. Em “Vês! Ninguém assistiu ao formidável/ Enterro de tua última quimera”, os versos exprimem a) uma constatação b) uma solução c) um questionamento d) uma hipótese 03. De acordo com a primeira estrofe do poema a) o ser humano é solidário nos momentos difíceis. b) o ser humano abandona os outros nos momentos difíceis. c) o ser humano só pode contar com a lealdade dos animais. d) o ser humano tem companheiros que lhe acompanham por toda vida. 04. Em “Acostuma-te à lama que te espera!”, o tom imperativo no verso expressa a) uma ordem b) um pedido c) um conselho d) um desejo 05. Em todo o poema, o eu-lírico retrata, principalmente, dois desvios de caráter do ser humano que são a) egoísmo e inveja. b) falsidade e ingratidão. c) ingratidão e inveja. d) vaidade e falsidade. 06. Segundo o eu lírico, o beijo antecede a) uma atitude de maior intimidade. b) uma demonstração de afeto e cumplicidade. c) um relacionamento baseado no desejo. d) uma traição a exemplo do que ocorreu com Jesus. 07. Percebe-se no poema, por parte do eu lírico, um sentimento de a) angústia b) decepção c) inveja d) culpa 08. Na última estrofe do poema, verifica-se a) um sentimento de perdão e de generosidade. b) um desejo de vingança por causa das maldades sofridas. c) uma retribuição antecipada da maldade que será recebida. d) a ideologia de retribuir com o bem aquilo que te fazem de mau. Gabarito: 01. D/ 02. A /03. B/ 04. C/ 05. B/ 06. D/ 07.B/ 08.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!