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¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

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quarta-feira, 5 de novembro de 2014

2º Simulado! Prepare-se para REDAÇÃO

REDAÇÃO DISCURSIVA


Na questão discursiva o candidato deverá produzir um parágrafo, com base no solicitado pela questão, com extensão mínima de oito linhas, efetivamente escritas, e máxima de dez linhas, que estabeleça relações de causa e conseqüência, comparação e contraste, oposição e comparação, citação, explicação, conclusão, exemplificação, análise, justificativa e outras modalidades, primando pela coerência e pela coesão. normas de registro formal culto da língua.


As questões não costumam ser muito complexas e cobram mais a capacidade de interpretar textos e de produzir uma resposta. Neste tipo de produção textual avalia-se a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das própria. Procura-se saber se o estudante é capaz de processar informações.Se o candidato entender bem o que foi perguntado e souber elaborar a resposta, ele vai ter um bom desempenho.


EXEMPLO:



TEMA:TELECOMUNICAÇÕES

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) foi a segunda reguladora a ser criada no país e a primeira a ser instalada. Ela foi concebida para viabilizar o atual modelo de telecomunicações brasileiras, sendo dotada de inovadora personalidade institucional.A composição de sua direção favorece a transparência, a tomada de decisões de seus membros e evita personalismos. Já as suas características permitem dar respostas rápidas a questões operacionais, estruturais e administrativas, sendo as suas atividades apoiadas nos princípios da universalização e da competição.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.



O PAPEL DA ANATEL NA SOCIEDADE BRASILEIRA



Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

natureza jurídica da ANATEL;

características da natureza jurídica da ANATEL;

pelo menos três atribuições da ANATEL



"A natureza jurídica da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é de uma autarquia em regime especial. Sendo a natureza jurídica da Agência classificada dessa forma, a ANATEL possui algumas características que diferem de autarquias comuns: autonomia administrativa e financeira e ausência de hierarquia em relação ao Ministério ao qual ela está vinculada (no caso da ANATEL, ao Ministério das Comunicações). Essas características permitem à Agência maior autonomia para que ela possa agir com mais eficiência e eficácia no setor que ela regula (Setor de Telecomunicações), dando respostas rápidas a questões operacionais, estruturais e administrativas.Dentre algumas atribuições da ANATEL, encontram-se a delegação de serviços de telecomunicações (concessão, permissão e autorização) a empresas que queiram atuar no setor; aplicações de sanções para as que estejam delegadas a oferecer serviços públicos e manter políticas para criar maior competitividade no mercado de telecomunicações." (Rogério Araujo)



Outros exemplos:



Tema:A Educação tem sido prioridade nas discussões políticas bem como na sociedade como um todo.As escolas de ensino médio não sabem o que fazer com a diversidade de seus alunos.O dilema mais grave fica em preparar o aluno para o trabalho ou para um curso superior,objetivos estes que competem seriamente.Redija um texto discursivo expondo seu ponto de vista com argumentos coerentes.



"A educação e seus problemas são um dos temas mais discutidos em um todo.Sabe-se que a maioria das escolas de Ensino Médio enfrentam uma divergência.Estas Instituições de ensino precisam escolher entre facilitar o ingresso em curso superior ou preparar seus alunos para o mercado de trabalho.É fato que aquelas que optam por metas acadêmicas obtém, melhores resultados.Exemplo disso,é a EEEFM Prof.João Bento da Costa,localizada na capital do estado de Rondônia,Porto Velho.Reconhecida estadualmente,quiçá nacionalmente,pelo projeto “Terceirão” a escola busca familiarizar os estudantes do terceiro ano com o dia a dia acadêmico.Isso ocasiona uma maior comodidade ao ingressar em uma Universidade.Além disso,há uma equipe de professores que tem sua carga horária aumentada para poder ministrar aulas em plenos finais de semana e feriados.Com isso.é visto uma elevação nos índices de aprendizado e um número maior de estudantes que ingressaram em uma faculdade.Tal método de ensino deveria ser aplicado nas demais escolas de ensino médio.Se aplicado,os resultados poderiam satisfazer o que tanto se busca quando se fala em educação: qualidade de ensino para todos."



TEMA: As pesquisas com células troncos embrionárias encontram-se proibidas no Brasil sob o argumento de que vão contra dois princípios constitucionais: o de que a vida é inviolável e o que garante a dignidade da pessoa.A Lei brasileira de Biossegurança aprovada em 2005 pelo Congresso Nacional – que autoriza o uso em pesquisas de embriões congelados há mais de três anos – está em discussão no STF(Superior Tribunal Federal),o qual deverá dar seu parecer final nos próximos dias.Redija um texto discursivo argumentativo,posicionando-se de forma coerente.



"As pesquisas com células-tronco embrionárias estampa as páginas de revistas e jornais num momento oportuno,em que se discute,no STF o direito ou não à pesquisa e ao uso dessa tecnologia no Brasil.Podemos afirmar que a Lei de Biossegurança em questão não fere os princípios constitucionais pois a constituição protege o nascituro e a pessoa,isto é,a criança que aguarda o nascimento no ventre da mãe,ou seja,ao adquirir a personalidade jurídica,segundo o código civil.No entanto essas pesquisas causam polêmica,visto que a liberação no Brasil vai de encontro aos princípios religiosos da Igreja Católica que alegam vida na célula embrionária, mas devemos levar em conta que esses embriões permaneceriam congelados indefinidamente ou seriam jogados ao lixo devido ao tempo de congelamento e ao fato dos pais não se dispuserem a fazer a implantação.Então porque não libera-los para pesquisas,visto que isso nos permitirá acompanhar os países de primeiro mundo na busca incansável da cura de doenças degenerativas.Sabe-se que outras pesquisas com células adultas vêm sendo testadas mas nada que possa atingir a todos os tecidos do corpo como se pretende com as células embrionárias que a curto,médio ou longo prazo poderão resultar em grandes benefícios a um maior número de pessoas."



TEMA: Thomas Malthus previu no séc.XVIII que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos.O aumento do consumo na China,Índia e no Brasil provocaram nos últimos tempos uma mudança do padrão de consumo suficiente para uma alteração significativa na economia global. Comente através de um texto discursivo as causas que levaram a esse aumento de consumo e as possíveis soluções.


“No século XVIII Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida suficiente para todos,mas o que se viu desde então,foi um avanço na produção incentivada pela segunda Revolução Industrial.Novas técnicas de produção e novos produtos foram criados derrubando a previsão de Malthus.No entanto,agora,em plena era tecnológica,com a revolução científica essa previsão pode vir a ser realidade,pois presenciamos nas últimas semanas de abril 2008 o início de uma crise mundial dos alimentos,ocasionada em partes pelo aumento da população e de seu poder aquisitivo e também pela produção de determinados alimentos estarem em baixa.Por isso a principal medida a ser adotada seria incentivar a produção de alimentos no campo e buscar novas tecnologias de produção já que impedir a população de consumir e de ascender de padrão social é crime contra os Direitos Humanos.”


Obs.: A folha de texto definitivo não poderá conter rasuras e será o único documento válido para a correção da prova discursiva.

Inicialmente, é importante mencionar de que forma a FCC compõe o tema das provas discursivas. Bem, pessoal, geralmente, a citada banca examinadora apresenta trecho de um texto motivador, denominado mote. A partir desse fragmento, evidencia-se a temática central. O texto deve versar sobre esta última.
A título de exemplo, vejamos o tema apresentado no concurso do TRT-1ª Região (2011):

(FCC-2011/TRT-1ª Região)

            Atualmente, no Brasil, o controverso investimento em fontes de energia nuclear, com todos os riscos relacionados à radioatividade, traria, segundo os seus defensores, vantagens de ordem econômica e ambiental sobre a construção de novas usinas hidrelétricas.

Redija um texto dissertativo-argumentativo com base no que se afirma acima.

           Vejam, agora, um exemplo de redação, seguido da respectiva correção:

          Atualmente, o Brasil apresenta a energia hidrelétrica como principal fonte de energia. No entanto, existem questionamentos sobre qual seria a forma de geração de energia mais adequada para o nosso país, e neste cenário, as usinas nucleares despontam como opção.
         O Brasil apresenta grande potencial para geração de energia hidrelétrica, devido a suas características geográficas. Mas a cada construção de uma nova usina hidrelétrica, temos um grande impacto ambiental, provocado pelo desmatamento e alagamento de grandes áreas de nosso território. O caso mais recente é o projeto de construção da usina Belo Monte, que tem provocado muitas manifestações alertando sobre o impacto ambiental que será causado na região da Amazônia.
         Por outro lado, temos a opção da energia nuclear. Esta apresenta como vantagem um menor custo na geração de energia quando comparada às hidrelétricas. A sua desvantagem é o risco relacionado ao armazenamento de material radioativo. Temos como exemplo recente, o vazamento nuclear que ocorreu no Japão, devido aos impactos causados pelo tsunami na estrutura da usina. Mas quando avaliamos este risco no Brasil, ele pode ser considerado muito menor, pois o Brasil está localizado em uma região estável, sem histórico de terremotos de grande impacto. E também, este risco pode ser minimizado por meio de uma rígida regulamentação sobre segurança na construção e manutenção das usinas nucleares.
         Portanto, percebe-se que o impacto ambiental das usinas hidrelétricas é uma certeza, enquanto o das usinas nucleares é apenas uma possibilidade, que é minimizada por medidas de segurança. Além disso, no aspecto econômico, as usinas nucleares também são mais vantajosas. Então, podemos considerar que as usinas nucleares são uma opção interessante para geração de energia no Brasil.

(O texto manuscrito totalizou, aproximadamente, 30 linhas, obtendo 80 pontos de um total de 100.)


Corrigindo o texto:

INTRODUÇÃO (1º parágrafo)

         Atualmente, o Brasil apresenta a energia hidrelétrica como principal fonte de energia. No entanto, existem questionamentos sobre qual seria a forma de geração de energia mais adequada para o nosso país, e neste cenário, as usinas nucleares despontam como opção.

Conteúdo e Estrutura
Satisfatórios. Há retomada vocabular da proposta temática, assim como uma boa exposição geral da problemática a ser analisada, elementos fundamentais de uma introdução bem estruturada.
Expressão
·         Evite a repetição de vocábulos em um mesmo parágrafo. Note que a palavra "energia" se repete três vezes na introdução, sendo duas no mesmo período. Aconselha-se a reformulação do parágrafo da seguinte forma:
           Atualmente, o Brasil apresenta como principal fonte de energia aquela proveniente de usinas hidrelétricas. No entanto, existem questionamentos sobre qual seria a fonte energética mais adequada (...). 
·         O adjunto adverbial "neste cenário" deveria estar entre vírgulas.

DESENVOLVIMENTO (2º parágrafo)

         O Brasil apresenta grande potencial para geração de energia hidrelétrica, devido a suas características geográficas. Mas a cada construção de uma nova usina hidrelétrica, temos um grande impacto ambiental, provocado pelo desmatamento e alagamento de grandes áreas de nosso território. O caso mais recente é o projeto de construção da usina Belo Monte, que tem provocado muitas manifestações alertando sobre o impacto ambiental que será causado na região da Amazônia.

Conteúdo e Estrutura
Satisfatórios. Recupera-se a questão relativa à geração de energia pelas usinas hidrelétricas. A argumentação é adequada e fundamentada de maneira pertinente.
Expressão
·         O trecho "a cada construção de uma nova usina hidrelétrica" deve ser separado por vírgulas. Dica: sempre que um segmento oracional estiver deslocado de sua posição canônica, deve ser separado por vírgulas. Vale lembrar que a ordem sintática direta no português ocorre na progressão "sujeito + verbo + objeto/complemento + adjuntos".
·         Antes de "alertando (...)", no contexto em análise, emprega-se vírgula.


DESENVOLVIMENTO (3º parágrafo)

         Por outro lado, temos a opção da energia nuclear. Esta apresenta como vantagem um menor custo na geração de energia quando comparada às hidrelétricas. A sua desvantagem é o risco relacionado ao armazenamento de material radioativo. Temos como exemplo recente, o vazamento nuclear que ocorreu no Japão, devido aos impactos causados pelo Tsunami na estrutura da usina. Mas quando avaliamos este risco no Brasil, ele pode ser considerado muito menor, pois o Brasil está localizado em uma região estável, sem histórico de terremotos de grande impacto. E também, este risco pode ser minimizado por meio de uma rígida regulamentação sobre segurança na construção e manutenção das usinas nucleares.

Conteúdo e Estrutura
Satisfatórios. O parágrafo discorre sobre as vantagens e desvantagens da implantação de usinas nucleares de forma adequada e com riqueza de informações. Note, apenas, que ele poderia ser dividido, de maneira a evitar o acúmulo de ideias, separando as vantagens e desvantagens em dois parágrafos. Assim, haveria uma estrutura textual mais bem organizada.
Expressão
·         A expressão "como exemplo recente" deve ser separada por vírgulas.
·         A palavra "tsunami" deve ser grafada com letra inicial minúscula.
·         Aconselha-se a substituição da expressão "E também" por "Além disso" ou "Ademais", elementos coesivos mais adequados para iniciar um novo período.


CONCLUSÃO (4º parágrafo)

         Portanto, percebe-se que o impacto ambiental das usinas hidrelétricas é uma certeza, enquanto o das usinas nucleares é apenas uma possibilidade, que é minimizada por medidas de segurança. Além disso, no aspecto econômico, as usinas nucleares também são mais vantajosas. Então, podemos considerar que as usinas nucleares são uma opção interessante para geração de energia no Brasil.

Conteúdo e Estrutura
Satisfatórios. A conclusão é bem demarcada pela utilização de conectivo adequado, o que deixa mais clara a estruturação textual. Há, ainda, síntese das ideias e posicionamento do autor, a partir da argumentação feita, quesitos ideais de uma boa conclusão.
Expressão
Atente para a alternância de pessoas no discurso. Ora utilizou-se a indeterminação gerada pela partícula "se", ora a primeira pessoa do plural. Dica: em textos dissertativos, dê preferência ao emprego de verbos na 3ª pessoa do singular.


PROPOSTA DE REDAÇÃO – QUESTÃO DISCURSIVA ARGUMENTATIVA

Violência escolar: expor o problema e sugerir sugestões

A violência na escola não é um problema novo, mas tem se agravado com o passar do tempo. Colabora para aumentá-la e difundi-la o próprio avanço da tecnologia e dos meios de comunicação - como a internet e as redes sociais. Publicar brigas entre alunos no YouTube, por exemplo, tornou-se uma prática corriqueira, como não é difícil conferir. Desse modo, é provável que, em maior ou menor escala, todos os estudantes já tenham presenciado ou ouvido falar de um caso do gênero. Por isso, queremos ouvir a voz do estudante: você já presenciou ou viveu um episódio de violência escolar? Leu algo a respeito ou viu na internet? Exponha o que você viu, leu ou o que lhe aconteceu. Depois, procure explicar as causas do problema, relacionando o caso particular que você relatou com o problema de um modo em geral - veja a opinião dos especialistas na coletânea. Em seguida, apresente uma sugestão: do seu ponto de vista, o que pode ser feito para prevenir o problema da violência na escola?

Elabore SUA QUESTÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA do as ideias a seguir:

    Alunos da Escola Estadual Geraldo Melo, em Maceió, são revistados antes do início das aulas por policiais militares. A medida foi adotada após reunião entre pais, professores, direção e conselho tutelar.

Um caso recente

Um garoto de 10 anos foi agredido com chutes e socos por um grupo de alunos da Escola Municipal Denilton Alencar, localizada na cidade de Gibués (a 817km de Teresina), por usar óculos. As agressões ocorreram na última quarta-feira (22) e foram filmadas por uma estudante que viu a cena ao sair da escola.
Ferido, o menino teve convulsões ao chegar em casa e foi socorrido pela família para o posto de saúde de Gibués. Como estava desacordado, foi transferido para o Hospital Regional Manoel de Sousa, no município de Bom Jesus (a 210km de Gibués). Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Gibués no fim da manhã desta terça-feira.
Um velho problema
O fenômeno da violência no cenário escolar é mais antigo do que se pensa. Prova disso é o fato de ele ser tema de estudo nos Estados Unidos desde a década de 1950. Porém, com o passar do tempo, ele foi ganhando traços mais graves e transformando-se em um problema social realmente preocupante. Hoje, relaciona-se com a disseminação do uso de drogas, o movimento de formação de gangues – eventualmente ligadas ao narcotráfico – e com a facilidade de portar armas, inclusive as de fogo. Tudo isso tendo como pano de fundo o fato de que as escolas perderam o vínculo com a comunidade e acabaram incorporadas à violência cotidiana do espaço urbano. Enfim, deixaram de ser o porto seguro para os jovens estudantes.
[Artigo O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, Unicef Brasil]

Exacerbação da masculinidade

Trecho de entrevista com Miriam Abramovay, coordenadora da área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e coordenadora de pesquisas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura)
A ciberviolência e a divulgação de vídeos de violência na internet aumentaram a sensação de violência?
Eu acho que é uma questão muito importante e a escola não tem as ferramentas mínimas para poder prevenir esse tipo de violência. A escola é muito centrada em si mesma, no que pensam os adultos. Em segundo lugar, ela não sabe o que acontece na vida desse jovem. Colocar uma coisa na internet é uma forma de exibicionismo e nós vivemos numa sociedade do espetáculo. Isso tem um valor muito grande, principalmente para o jovem.
O que motivam os atos de violência na escola hoje em dia?
Brigar, eles sempre brigaram, isso sempre aconteceu. Mas eu acho que estamos vivendo um fenômeno de exacerbação da maculinidade e da cultura da violência. Aparece aquele que é mais violento, que sabe brigar melhor. Eu digo masculinidade, mas é para garotos e garotas. Aí também entra o uso das armas, porque a arma é símbolo de força e de poder.
Observações
Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa;Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;A redação deve ter no mínimo 2 PARÁGRAFO no mínimo 8 e no máximo 10 linhas escritasNão deixe de dar um título à sua redação.


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