LISTA DE EXERCÍCIOS
1-
Complete as lacunas, usando: por
que, porque, porquê ou por quê:
a)
Você não foi à escola ........................... ?
b)
Ele chega atrasado ................................ acorda tarde.
c)
Não entendo o ............................... de tanto atraso.
d)
Não sei ................................... ele chega atrasado.
e)
................................. não me disse a verdade?
f)
Este ....................... é um substantivo.
g)
É uma conjunção .......................... liga duas orações.
h)
Esta é a mulher ................................... vivo.
i)
Existem quatro ................................ .
2)
De acordo com o que você leu no post anterior sobre o uso dos
porquês, justifique o emprego dos mesmos nos períodos a seguir:
a)
Por que
você não foi á festa?
..........................................................................................................
b)
Gostaria de saber por
que ele não me
avisou sobre a viagem.
..........................................................................................................
c)
Não houve aula
porque faltou
energia.
..........................................................................................................
d)
Nem o próprio ministro sabia o porquê
da inflação.
..........................................................................................................
e)
A garota não veio por
quê?
..........................................................................................................
3)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das
frases abaixo:
a)”A
maioria das pessoas não entendem ........................... existe
tanta violência.
b)
Há muita maldade ............................... o dinheiro é o
grande envenenador da alma.
c)
......................... você está triste?
d)
O cantor foi logo embora e ninguém sabe o ...................
e)
O senhor não me ajudou, ....................................... ?
A)(
) por que, por que, por quê, porque, porquê
B)(
) por que, porque, por que, porquê, por quê.
C)(
) por que, porquê, porque, por quê, por que
D)(
) porque, por que, porquê, por quê, porque
E)(
) porquê, por que, por que, porquê, por que
4)
Escreva CERTO ou ERRADO diante das alternativas, de acordo com as
regras dos uso dos porquês:
a)
(....................) Todos temos um porquê em nossa vida.
b)
(....................) Porque você me procura, se nós não temos
nada em comum?
c)
(....................) Não tenho razões por que desconfiar dela.
d)
(....................) Alunos, por que vocês não querem estudar?
e)
(....................) A falta de amor ao próximo é um dos porquês
de tanta desigualdade social.
f)
(.................... ) Os projetos não foram concluídos ainda, por
quê?
g)
(................... ) A notícia porque esperava é esta.
HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS
1)Daqui ___ pouco rezaremos pelo sucesso da cirurgia.
2)Parece que foi ___ tão pouco tempo.
3)____ alguns anos, os vestibulares se constituíam de questões dissertativas.
4)____ bem pouco tempo, todos os vestibulares no Brasil constarão de questões subjetivas.
5)Ela chorava de medo ___ muitas horas e sempre ____ tardinha.
02. Ficamos preocupados, (quando) ouvimos a notícia.
03. O l (bem) está sempre à nossa volta.
04. Eu (bem) compreendia o que estava acontecendo.
05. (quando) saímos de casa, quase fomos assaltados.
06. Antônio fala (bem) o Inglês.
07. Não seja pessimista, nem todo o político é (bom).
08. O combate entre as forças do bem e do é eterno.
09. Ele jamais entenderá o (bem) que causou a todos.
10. Está com um incurável (doença).
REDAÇÃO:
Denver o cão Culpado...
Tema: Cães
LEIA OS TEXTOS:
Texto 1
“Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro.Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não.”
(Do Livro Marley & Eu))
Texto 2
(Revista Veja Julho 2009 Reportagem especial sobre cães)
Texto 3
A Disciplina Do Amor
Foi na França, durante a segunda grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso á pata, voltava ao seu posto de espera.
O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias. Com o passar dos anos ( a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
Lygia Fagundes Telles
Texto 4
Curiosidades caninas
Existem dúvidas frequentes sobre algumas características caninas. Neste contexto iremos abordar dúvidas, como por exemplo: por que o focinho de cães é frio e úmido? Cães sentem calor? Existe olfato mais apurado do que de um cachorro?
Veja agora como o olfato deste animal interfere em seu comportamento.
Já tocou no focinho de um cão? É gelado e umedecido, e a explicação reside no fato de que eles não conseguem suar como nós, e, consequentemente, sentem muito calor. Então, como eles fazem para eliminar os fluidos corpóreos?
Os cães estão sempre ofegantes, esta é a maneira que eles encontram para se refrescar: a respiração rápida garante uma maior evaporação pelo nariz e ocasiona perda de calor.
Em se tratando do olfato, os cães não deixam nada a desejar, a espécie é dotada de narinas superpotentes. No que se refere às células olfativas (etmoidais), responsáveis pela percepção de odor, podemos dizer que os cães contam com um volume quatro vezes maior que as do homem. O nariz de um canino possui cerca de 200 milhões destas células, enquanto que nossas narinas, contam com apenas 5 milhões.
Toda essa dimensão é para garantir que seu melhor amigo sempre esteja atento quando você for preparar aquele prato especial. Não é por acaso que eles se desesperam quando estão com fome ou sentem faro de comida.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Texto 5
"Já faz tempo, mas ninguém esquece. Em 1991, flagrado ao utilizar um carro oficial para levar sua cadela ao veterinário, o então ministro do Trabalho, Antonio Rogério Magri, deu a célebre declaração: 'Cachorro também é ser humano'".
Texto 6
Troque seu cachorro
Por uma criança pobre
Sem parente, sem carinho
Sem rango, sem cobre
Deixe na história de sua vida
Uma notícia nobre...
Troque seu cachorro
Por uma criança pobre
Tem muita gente por aí
Que tá querendo levar
Uma vida de cão
Eu conheço um garotinho
Que queria ter nascido
Pastor-alemão
("Rock da Cachorra", Eduardo Dusek)
OUÇA A MÚSICA DA LETRA "Rock da Cachorra"
Antes de Escrever
Observações:
Entrega seu texto até o dia 28/07/15, junto com o Trabalho Bimestral
Poderá ser enviado via e-mail para pré correção para o endereço eletrônico;
Elaboração da Proposta
Professora Solange L. Marcondes
Reestruração da proposta: Professora Wilma Nunes Rangel
(Bidu)
Memes de cães
FimBom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!