HOMENAGEM EM FORMA DE BRONCAS...

PARA AS MULHERES QUE FAZEM NOSSA VIDA SER CENSURADA (carinhosamente, né mãe?)

MARÇO...MÊS DA MULHER!

E eis que o mès das mulheres chegou...e o ano letivo 2016, iniciou...


     Sim, o mês que devemos refletir sobre a importãncia da mulher em nossas vidas, em especial nossas mães. essas pessoas tão especiais que aguentam nossas loucuras  trabalheira, desde o momento em que nascemos.
O mês de março, comemora-se o mês das mulheres, no mundo contemporâneo, na concorrência tecnológica, a mulher assume jornada tripla, assumindo responsabilidades pela manhã, tarde e noite. 
       Para quem é mãe, a situação é mais complicada, tendo que administrar a rotina do lar...para isso, algumas situações requerem carinho, outras...imposição e autoriade...

       Listamos abaixo de quase todas as broncas e censuras que ouvimos de nossa mãe e aguardo a cooperação de todos para aumentarmos esta listagem:


• Um pouco de sabão e água nunca matou ninguém (mas aquela bucha arranca a pele);
• Use sempre cueca limpa, imagine só se sofrer um acidente (ou de repente arruma uma paquera);
• Parece que estou falando com as paredes (ainda que pareça mentira, eu escuto);
• Vai sair vestido assim? (lógico ou acha que vou trocar de roupa na rua?);
• Eu não sou sua empregada! (ninguém cozinha como você mãe);
• Enquanto viver debaixo do meu teto, fará tudo aquilo que eu digo (mas foi o papai que comprou a casa…);
• Ligue assim que chegar, assim saberei que chegou bem; (e se eu não chegar, não ligo?)

• Faça o que eu digo, não o que faço (é que sou de seguir o exemplo);
• Você acha que a roupa tem vida própria, que ela vai sozinha para máquina, se estende, se passa e se recolhe? (eu achava que sim);
• Não me pergunte por quê, mas a resposta é NÃO e pronto! (princípio da autoridade);
• Não saia com a cabeça molhada, senão pega um resfriado (mas mãe, estamos em Janeiro);
• Não sentes próximo da televisão, senão vai ficar cego (pois então compre uma TV de 50 polegadas);
• Não fale com a boca cheia! (porquessm nãofs?);
• Como você podes dizer que não tem nada que vestir? Seu guarda roupa está cheio (mas elas são da década de 70’s, mãe);
• Não esqueça de comer as verduras, senão não ganha mais carne (chantagem não vale!);
• Quantas vezes tenho que dizer…? (de novo… de novo…);
• Vai a uma festa? Com quem? Aonde? Porquê? (Interrogatório?);
• Como você sabe que não gostas se nem provou? (e precisa provar jiló pra saber que é ruim?);
• Nunca falei assim com a minha mãe! (eram outros tempos);
• Não me importa o que todo mundo faz. Me importa o que você faz e isso nunca irá fazer enquanto eu viver, quer me matar é? (chantagem emocional?);
• Só quero o melhor para você e estou fazendo isto para o seu próprio bem (sei…);
• Se é homem para tresnoitar, também é para madrugar, levanta vagabundo! (só mais cinco minutos mãe);
• Já te falaram que dinheiro não cresce em árvores? (dinheiro é feito de papel, papel é feito de madeira, madeira vem da árvore… né?);
• Que parte do NÃO você não entendeu? (volta o princípio da autoridade);
• Pode ir jogar… após arrumar a bagunça de seu quarto (mas você limpa tão melhor e mais rápido);
• Quando eu tinha tua idade… (ihhhh começou….);
• Com quem acha que está falando? (ué, com minha mãe);
• O espertinho tem resposta para tudo, né? (Tenho a quem puxar);
• Deixa só seu pai chegar para ver! (papai concorda comigo kkkkkkk);
• Algum dia me agradecerá por tudo isso (Obrigado por tudo mãe!)

 Aguardo a cooperação de todos para aumentarmos esta listagem...

Metodologia para Diagnose:

- Escrita e Linguagem não verbal; (pode ser direcionado para abertura do 1º Bimestre)
_ Leitura individual do texto, reconhecimento do narrador e do narrador como interlocutor, sinais da pontuação, parenteses como pensamento ou rúbrica;
- Leitura em grupos por meio de dinâmica e troca de narrador;
- Interpretação textual;
_ Produção de texto e aumento de lista de "broncas"