oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

terça-feira, 3 de abril de 2018

Atenção 8° ANO 'A' Gênero textual texto teatral

Prepare-se para as avaliações!

Abaixo coletânea de textos, todos são do Gênero: Texto Teatral, leia a sugestão de proposta e faça seu RASCUNHO a lápis, no caderno de Língua Portuguesa.

A rosquinha (título readaptado de O botequim)


Texto I

*Freguês* -- Garçom, por favor. Eu queria um café-com-leite e uma rosquinha. 
*Garçom* -- O senhor vai me desculpar mas não tem mais rosquinha. 
*Freguês* -- Ah? Não tem rosquinha? 
*Garçom* -- Não senhor. 
*Freguês* -- Não faz mal. Então me dá só um cafezinho simples. Isso. Só um cafezinho. (pausa) Com uma rosquinha. 
*Garçom* -- Eu acho que não me expliquei direito. Eu falei pro senhor que não tem mais rosquinha. Acabou toda a rosquinha. 
*Freguês* -- Ah bom. Se é assim, muda tudo. Acabou a rosquinha? 
*Garçom* -- Acabou, sim senhor. 
*Freguês* -- Então me traz um copinho de leite. Leite tem? 
*Garçom* -- Tem, sim senhor. 
*Freguês* -- Beleza. Me traz um copo de leite. Com uma rosquinha. 
*Garçom* -- Eu disse que não tem mais rosquinha! Torrada tem, rosquinha não tem! Há três anos que não tem rosquinha! 
*Freguês* -- Calma, o senhor também não precisa ficar nervoso. Não tem, não tem. Eu peço outra coisa. Qualquer coisa. Eu não sou difícil pra comer. Eu tomo o que o senhor quiser. Chocolate, chá, sei lá. Chá o senhor tem? 
*Garçom* -- Tenho, sim senhor. 
*Freguês* -- Então taí. Traz um chazinho. (pausa) Com uma rosquinha. 
*Garçom* -- Eu já disse que eu não tenho rosquinha. Faz o seguinte. Vai em outro boteco. Não me enlouquece. Vai em outro boteco! 
*Freguês* -- Não, pode deixar. Vamos mudar tudo. O que eu não quero é que o senhor se aborreça. Em vez disso me dá uma coisa que alimente mais. Totalmente diferente. Uma coalhada. Taí. Uma coalhada. Coalhada tem? 
*Garçom* -- Tem. 
*Freguês* -- Tem mesmo? 
*Garçom* -- Tem. 
*Freguês* -- Vê lá, hein? Não vai me fazer mudar o pedido de novo à toa. 
*Garçom* -- Eu já disse que tem! O senhor vai querer ou não?! 
*Freguês* -- Vou querer ou não, o quê? 
*Garçom* -- A coalhada! 
*Freguês* -- Claro que sim. Acho ótimo. Uma coalhada. (pausa) Mas não esquece da rosquinha. 
*Garçom* -- O senhor é maluco, é? Não tem rosquinha! Não tem rosquinha!! 
*Freguês* -- Tá bom, tá bom. Não precisa gritar. Traz só a rosquinha, pronto. 
*Freguês 2* -- (que  está na mesa ao lado) -- Escuta aqui. O senhor quer enlouquecer o garçom, é? Há dez minutos que eu estou ouvindo essa sua conversa doida e eu juro que não sei como ele está aguentando! (Para o Garçom) Olha, não liga pra esse maluco não. Traz logo essa porcaria dessa rosquinha e manda ele embora


(Jô Soares, encontrado em Respostas Yahoo https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090104124856AAgb3iO em 06/03/17

Associe a Revisão e estude

Proposta I da Redação

Tente escrever a continuação da história, seja criativo, envolva adereços (objetos), inclua outros personagens, atitudes, decisões, siga as características do texto teatral, coloque rubricas, use em seu plano de estudo, rascunho em papel almaço, acrescentando o desfecho final em, no mínimo, 12 e no máximo 15 linhas



Proposta II:
Leia atentamente o poema Quadrilha Carlos Drummond de Andrade

 João amava Teresa,
que amava Raimundo,
que amava Maria,
que amava Joaquim, que amava Lili,
que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos,
Teresa para o convento,
 Raimundo morreu de desastre,
 Maria ficou para tia,
 Joaquim suicidou-se
 e Lili casou com J. Pinto Fernandes
 que não tinha entrado na história

Proposta de Redação

Com base na leitura . Utilize todas as características desse gênero textual já estudadas durante as aulas: rubrica, indicação da fala das personagens por meio da apresentação do nome delas, uso de sinais. Proponha um desfecho supreendente. gráficos e de destaque para enfatizar a expressividade do texto.

 Procure explorar a situação com humor e leveza, considerando as informações contidas no texto lido

 Atribua um título ao seu texto, seja criativo e bom trabalho!
 

       Utilize primeiramente o caderno e faça a lápis o seu rascunho, depois, reescreva para a FICHA DE REDAÇÃO para a versão final do seu texto. Para passar a limpo, use caneta azul ou preta.







Texto 2 CENA 9 – A CENA DO BALCÃO

Romeu: (cantando.)
É a ti flor dos céus que me refiro
Neste  trino de amor, nesta canção
Vestal dos sonhos meus por quem suspiro
E sinto palpitar meu coração
E a flor do céu...

Que luz será aquela
Que brilha na moldura da janela?
Oh janela,
Oh janela!
És o nascente,
E Julieta o sol resplandecente!
Está falando...Mas não ouço nada.
São seus olhos!
Eles falam!
Foram duas estrelas das mais belas
Do céu, que tendo o que fazer algures
Pediram aos seus olhos que brilhassem
Em seu lugar, até que elas voltassem.[...]
Julieta: Ai de mim!

Romeu: É ela! 

Está falando!
Fala de novo, anjo resplandecente!
Tu, que pairas tão alto sobre mim
E brilhas tanto dentro da noite.
Julieta: Romeu, Romeu!
Por que razão tu és Romeu?
Oh! Renega teu pai, despoja-te do nome! Ou então, se não quiseres, jura ao menos que
amor me tens
E eu deixarei de ser Julieta Capuleto!
Romeu: Devo continuar a ouvir ou responder-lhe? 
Julieta: Em ti só o teu nome é que é meu inimigo! Tu não és um Montecchio, mas tu mesmo!
Afinal, que é um Montecchio?
Apenas um nome!
Se outro nome tivesse a rosa, em vez de rosa, Deixaria de ser por isso perfumosa?
Romeu, deixa esse nome,
 E em troca dele, que não faz parte de ti,
 Toma-me a mim, que já sou toda tua!
Romeu: Farei o teu desejo de bom grado!
Por ti, eu trocarei seja o que for!
Por ti, serei de novo batizado: Não me chames Romeu...mas sim o Amor!

Adaptado de SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Tradução de Onestaldo de Penaforte. Adaptação de Cacá, 08/03/17http://www.escolalasalle.com.br/2016/documentos_pdf/Proposta_Redacao_Teatral-SãoPaulo
VOCABULÁRIO:

algures – em algum lugar ; balcão – sacada; despojar – largar, abandonar; pairar – estar acima de. trino – canto de pássaro;  vestal- virgem consagrada à deusa romana Vesta, encarregada de velar o fogo sagrado

PEÇA TEATRAL FAMOSA NO BRASIL



Trecho de Hermanoteu na Terra de Goda e divirta-se com Os Melhores do Mundo - encenação sobre "Sequestro - erros da língua portuguesa



https://www.youtube.com/watch?v=xciZz-T2IXE


Textos e vídeos adaptados para elaboração desta coletânea.
Bom estudo!
PtD; Profª Wilm@

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!