COLÉGIO
ESTADUAL ALMIRANTE TAMANDARÉ – PROFª Wilma
Nunes
Rangel
SIMULADO
ENEM - DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
GABARITO
ALUNO(A)___________________________
Nº:
__________ 2º ANO C – PROFª: WILMA
SIMULADO
ENEM 2019
|
1
Assinale
a figura de linguagem que foi usada abaixo da canção de Lulu Santos
e Nelson Mota.
“O
vento beija meus cabelos
As ondas lambem minhas pernas
O sol abraça o meu corpo
Meu coração canta feliz”.
As ondas lambem minhas pernas
O sol abraça o meu corpo
Meu coração canta feliz”.
a.
personificação/prosopopéia b.
ironia c.
metáfora d.
hipérbole e.
metonímia
2.
Sobre
a definição sobre os adjetivos, é correto
afirmar:
a.
Conjuntos de verbos que, em uma determinada frase, desempenham valor
de um único verbo.
b.
Classe que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe
qualidades, estados, aparência etc.
c.
Classe de palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do
adjetivo e do advérbio.
d.
Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é
determinado ou indeterminado.
e.
Classe de palavra invariável que exprime estados emocionais.
3.
DESCOBERTA
DA LITERATURA
No
dia-a-dia do engenho/ toda a semana, durante/
cochichavam-me
em segredo: / saiu um novo romance./
E
da feira do domingo/ me traziam conspirantes/
para
que os lesse e explicasse/ um romance de barbante./
Sentados
na roda morta/ de um carro de boi, sem jante,/
ouviam
o folheto guenzo, / o seu leitor semelhante,/
com
as peripécias de espanto/ preditas pelos feirantes./
Embora
as coisas contadas/ e todo o mirabolante,/
em
nada ou pouco variassem/ nos crimes, no amor, nos lances,/
e
soassem como sabidas/ de outros folhetos migrantes,/
a
tensão era tão densa,/ subia tão alarmante,/
que
o leitor que lia aquilo/ como puro alto-falante,/
e,
sem querer, imantara/ todos ali, circunstantes,/
receava
que confundissem/ o de perto com o distante,/
o
ali com o espaço mágico,/ seu franzino com gigante,/
e
que o acabasse tomando/ pelo autor imaginante/
ou
tivesse que afrontar/ as brabezas do brigante./
(…)
João Cabral de Melo Neto
Sobre
as figuras de linguagem usadas no texto, relacione as duas colunas
abaixo:
1
COLUNA 2 COLUNA
(1)
Romance de barbante ( ) Pleonasmo
(
2 ) Roda morta; folheto guenzo ( ) Metáfora
(
3 ) Como puro alto-falante ( ) Comparação
(
4 ) Perto/distante ( )
Metonímia
Ali/espaço
mágico
Franzino/gigante
(
5 ) Cochichavam-me em segredo ( ) Antítese
A
ordem correta é:
a.
1, 2, 3, 4, 5 b.
5,
2, 3, 1, 4 c.
2, 1, 3, 4, 5 d.
2, 4, 5, 3, 1 e.
5, 4, 3, 2, 1
4.
Nos
enunciados abaixo, a palavra destacada NÃO tem sentido conotativo
em:
a.
Alta nos juros atropela
sonhos
da classe média.
b.
O melhor tenista brasileiro perde o jogo, a
cabeça
e o prestígio em Roland Garros.
c.
Indispensável à boa forma, o exercício físico detona
músculos
e ossos, se mal praticado.
d.
Sob a mira da Justiça, os sorteios via 0900 engordam o caixa das
principais emissoras.
e.
A comissão
técnica
está dissolvida. Do goleiro ao ponta-esquerda.
5
a.
discutir a importância de bons árbitros de futebol.
b.
promover a reflexão sobre as prioridades das pessoas.
c.
denunciar a violência nos jogos de futebol.
d.
o estresse dos adultos com as notícias.
e.
a falta de comunicação entre pais e filhos.
6.
Circularem
socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem,
assumindo funções específicas, formais e de conteúdo.
Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu
objetivo básico é
a.
influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam
à adesão ao consumo.
b.
definir regras de comportamento social pautadas no combate ao
consumismo exagerado.
c.
facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais
economicamente desfavorecidas.
d.
defender a importância do conhecimento de informática pela
população de baixo poder aquisitivo.
e.
questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina,
mesmo a mais moderna.
7.
Preencha
os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale
a alternativa que indica a correspondência correta quanto ao Gênero
Textual de cada opç
1.
Narrar 2. Argumentar 3. Expor 4. Descrever
5. Prescrever
(
) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e
indicações de como realizar ações, com emprego abundante de
verbos no modo imperativo.
(
) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias
sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e
reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
(
) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou
não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo
personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo
de texto.
(
) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou
subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do
uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
(
) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição
de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua
estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e
conclusão.
a.
5,3,4,1,2 b.
4,2,3,1,5 c.
3,5,1,4,2
d.
5,3,1,4,2 e.
2,3,1,4,5
8.
A
campanha de multivacinação 2016 lançada pelo ministério da saúde
ocorreu no dia 24 de setembro em todo o país. As salas de vacinação
foram disponibilizadas nas unidades de saúde, e foram oferecidas
para a população 19,2 milhões de doses dos quatorze (14) tipos de
vacinas, denominadas respectivamente: hepatite “A”,VIP,
meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela,
varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice
viral e VOP (poliomielite). Em relação a este assunto,
é CORRETO dizer que
(
) os vírus são constituídos por células simples.
(
) os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
(
) os vírus não apresentam material genético.
(
) as vacinas são produzidas exclusivamente a partir de vírus
e nunca a partir de bactérias.
(
) os vírus têm metabolismo próprio.
9.
Texto 1:
A candidata a uma vacina que poderá proteger os seres humanos da
esquistossomose passou na fase inicial dos testes clínicos.
Totalmente desenvolvida no Brasil, ela tem como alvo o
verme Schistosoma mansoni, que provoca a doença. O imunizante
usa uma proteína chamada de Sm14 para que o ataque do parasita no
corpo humano seja neutralizado.
Texto
2:
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu
conseguiram autorização do Ministério da Saúde e da Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes em
humanos do soro antiapílico (antiveneno de abelhas). O soro,
composto por uma imunoglobulina heteróloga, será o primeiro do
mundo.
A
proteína Sm14 e a imunoglobulina heteróloga atuam no organismo,
respectivamente, como:
a.
antígeno
e anticorpo. b.
anticorpo e antialérgico.
c.
anticorpo e antígeno. d.
antígeno e antialérgico. e.
antialérgico e anticorpo.
10.
A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do
século XVI e XVII é:
a.
determinada exclusivamente pelo seu caráter literário;
b.
a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
c.
sobretudo documental;
d.
caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
e.n.d.a.
11.
As primeiras manifestações literárias que se registram na
Literatura Brasileira referem-se a:
A)
Romances e contos dos primeiros colonizadores.
B)
Literatura informativa sobre o Brasil (carta e crônica) e literatura
didática, catequética (obra dos jesuítas).
C)
Poemas românticos indianistas. D) Poesia épica e prosa de ficção.
E)
Obras de estilo clássico, renascentista.
12.
Leia
Este,
cuja história vou te contar, foi amado e amou muitas mulheres.
Vieram brancas, judias e mestiças, tímidas e afoitas, para os seus
braços e para o seu leito. Para uma, no entanto, guardou ele suas
melhores palavras, as mais doces, as mais ternas, as mais belas. Essa
noiva tem um nome lindo, negra: Liberdade.
Vê
no céu, ele brilha, é a mais poderosa das estrelas. Mas o
encontrarás também nas ruas de qualquer cidade, no quarto de
qualquer casa. Seja onde for que haja jovens corações pulsando pela
humanidade, em qualquer desses corações encontrarás Castro Alves.
Dá-me
agora tua mão direita, ouve o abc do poeta. (Jorge Amado, ABC de
Castro Alves (1941))
Assinale
a alternativa correta.
a.
O autor apresenta uma discussão analítica a respeito da produção
poética de Castro Alves.
b.
O autor pretende ressaltar a importância temática da liberdade na
produção literária de Castro Alves.
c.
Ao recorrer a elementos biográficos da vida de Castro Alves, o autor
insinua como o poeta romântico viveu solitário e casto.
d.
Como autor da segunda fase modernista, Jorge Amado produziu
exclusivamente textos de natureza biográfica, tal como no fragmento
apresentado.
e.
As temáticas presentes nas obras de Castro Alves e Jorge Amado
dialogam, uma vez que os autores pertencem à mesma escola literária.
13.
Considere as afirmações
abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I.
A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se
pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a
natureza e o amor à pátria.
II.
Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela,
representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam,
sobretudo, um forte intimismo.
III.
A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira
geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética
barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.
Quais
estão corretas?
a.
Apenas I. b.
Apenas II. c.
Apenas I e II.
d.
Apenas II e III. e.
I, II e III.
14.
O
Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica
expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é
correto afirmar:
I.
O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo
brasileiro. Destacaram-se, nessa fase, Gonçalves Dias, na poesia, e
José de Alencar, na prosa.
II.
No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o
sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na
poesia de Álvares de Azevedo.
III.
Constituiu um painel de estilos diversificados. Cada poeta criava sua
própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação
dos ideais abolicionistas e republicanos.
IV.
No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom
selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de
nacionalidade.
V.
Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de
Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
a.
I e IV.
b.
I, II e IV. c.
II e V.
d.
II, III e V. e.
I e III.
15.
São características da primeira geração do Romantismo brasileiro,
exceto:
a.
Exaltação da natureza e da liberdade. b.
Indianismo. c.
Nacionalismo ufanista.
d.
Brasileirismo (linguagem).
e.
Egocentrismo
e individualismo.
16.
Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
a.
Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de
seus atributos e realizações.
b. Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c. Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d. Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental.
e. Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de sua insignificância terrena.
b. Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c. Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d. Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental.
e. Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de sua insignificância terrena.
17.
Nos romances Senhora e Lucíola, José de Alencar dá
um passo em relação à crítica dos valores da sociedade burguesa,
na medida em que coloca como protagonistas personagens que se deixam
corromper por dinheiro. Entretanto, essa crítica se dilui e ele se
reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque:
a. pune os protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz.
b. justifica o conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios idealizados; outros, brasileiros com maneiras europeias.
c. confirma os valores burgueses, condenando os protagonistas à morte.
d. resolve a contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e poderosos.
e. permite aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.
a. pune os protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz.
b. justifica o conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios idealizados; outros, brasileiros com maneiras europeias.
c. confirma os valores burgueses, condenando os protagonistas à morte.
d. resolve a contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e poderosos.
e. permite aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.
GABARITO:
EM BREVE
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