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Quem sou eu

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¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

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segunda-feira, 30 de setembro de 2019

SIMULADO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE TAMANDARÉ


COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE TAMANDARÉ – PROFª Wilma Nunes Rangel
SIMULADO ENEM - DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
GABARITO
ALUNO(A)___________________________
Nº: __________ 2º ANO C – PROFª: WILMA
SIMULADO ENEM 2019
1 (A) (B) (C) (D) (E)
2 (A) (B) (C) (D) (E)
3 (A) (B) (C) (D) (E)
4 (A) (B) (C) (D) (E)
5 (A) (B) (C) (D) (E)
6 (A) (B) (C) (D) (E)
7 (A) (B) (C) (D) (E)
8 (A) (B) (C) (D) (E)
9 (A) (B) (C) (D) (E)
10 (A) (B) (C) (D) (E)
11 (A) (B) (C) (D) (E)
12 (A) (B) (C) (D) (E)
13 (A) (B) (C) (D) (E)
14 (A) (B) (C) (D) (E)
15 (A) (B) (C) (D) (E)
16 (A) (B) (C) (D) (E)
17 (A) (B) (C) (D) (E)







































1 Assinale a figura de linguagem que foi usada abaixo da canção de Lulu Santos e Nelson Mota.
O vento beija meus cabelos
As ondas lambem minhas pernas
O sol abraça o meu corpo
Meu coração canta feliz”.
a. personificação/prosopopéia b. ironia c. metáfora d. hipérbole e. metonímia

2. Sobre a definição sobre os adjetivos, é correto afirmar:
a. Conjuntos de verbos que, em uma determinada frase, desempenham valor de um único verbo.
b. Classe que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe qualidades, estados, aparência etc.
c. Classe de palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do advérbio.
d. Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.
e. Classe de palavra invariável que exprime estados emocionais.

3. DESCOBERTA DA LITERATURA
No dia-a-dia do engenho/ toda a semana, durante/
cochichavam-me em segredo: / saiu um novo romance./
E da feira do domingo/ me traziam conspirantes/
para que os lesse e explicasse/ um romance de barbante./
Sentados na roda morta/ de um carro de boi, sem jante,/
ouviam o folheto guenzo, / o seu leitor semelhante,/
com as peripécias de espanto/ preditas pelos feirantes./
Embora as coisas contadas/ e todo o mirabolante,/
em nada ou pouco variassem/ nos crimes, no amor, nos lances,/
e soassem como sabidas/ de outros folhetos migrantes,/
a tensão era tão densa,/ subia tão alarmante,/
que o leitor que lia aquilo/ como puro alto-falante,/
e, sem querer, imantara/ todos ali, circunstantes,/
receava que confundissem/ o de perto com o distante,/
o ali com o espaço mágico,/ seu franzino com gigante,/
e que o acabasse tomando/ pelo autor imaginante/
ou tivesse que afrontar/ as brabezas do brigante./
(…) João Cabral de Melo Neto

Sobre as figuras de linguagem usadas no texto, relacione as duas colunas abaixo:
1 COLUNA 2 COLUNA
(1) Romance de barbante ( ) Pleonasmo
( 2 ) Roda morta; folheto guenzo ( ) Metáfora
( 3 ) Como puro alto-falante ( ) Comparação
( 4 ) Perto/distante ( ) Metonímia
Ali/espaço mágico
Franzino/gigante
( 5 ) Cochichavam-me em segredo ( ) Antítese

A ordem correta é:
a. 1, 2, 3, 4, 5 b. 5, 2, 3, 1, 4 c. 2, 1, 3, 4, 5 d. 2, 4, 5, 3, 1 e. 5, 4, 3, 2, 1

4. Nos enunciados abaixo, a palavra destacada NÃO tem sentido conotativo em:
a. Alta nos juros atropela sonhos da classe média.
b. O melhor tenista brasileiro perde o jogo, a cabeça e o prestígio em Roland Garros.
c. Indispensável à boa forma, o exercício físico detona músculos e ossos, se mal praticado.
d. Sob a mira da Justiça, os sorteios via 0900 engordam o caixa das principais emissoras.
e. A comissão técnica está dissolvida. Do goleiro ao ponta-esquerda.

5
a. discutir a importância de bons árbitros de futebol.
b. promover a reflexão sobre as prioridades das pessoas.
c. denunciar a violência nos jogos de futebol.
d. o estresse dos adultos com as notícias.
e. a falta de comunicação entre pais e filhos.

6. Circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
a. influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
b. definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
c. facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
d. defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
e. questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.


7. Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta quanto ao Gênero Textual de cada opç
1. Narrar 2. Argumentar 3. Expor 4. Descrever 5. Prescrever

( ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.
( ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
( ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
( ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
( ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.
a. 5,3,4,1,2 b. 4,2,3,1,5 c. 3,5,1,4,2 d. 5,3,1,4,2 e. 2,3,1,4,5

8. A campanha de multivacinação 2016 lançada pelo ministério da saúde ocorreu no dia 24 de setembro em todo o país. As salas de vacinação foram disponibilizadas nas unidades de saúde, e foram oferecidas para a população 19,2 milhões de doses dos quatorze (14) tipos de vacinas, denominadas respectivamente: hepatite “A”,VIP, meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite). Em relação a este assunto, é CORRETO dizer que
( ) os vírus são constituídos por células simples.
( ) os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
( ) os vírus não apresentam material genético.
( ) as vacinas são produzidas exclusivamente a partir de vírus e nunca a partir de bactérias.
( ) os vírus têm metabolismo próprio.

9. Texto 1: A candidata a uma vacina que poderá proteger os seres humanos da esquistossomose passou na fase inicial dos testes clínicos. Totalmente desenvolvida no Brasil, ela tem como alvo o verme Schistosoma mansoni, que provoca a doença. O imunizante usa uma proteína chamada de Sm14 para que o ataque do parasita no corpo humano seja neutralizado. 
Texto 2: Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu conseguiram autorização do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes em humanos do soro antiapílico (antiveneno de abelhas). O soro, composto por uma imunoglobulina heteróloga, será o primeiro do mundo.
 A proteína Sm14 e a imunoglobulina heteróloga atuam no organismo, respectivamente, como:
a. antígeno e anticorpo. b. anticorpo e antialérgico.
c. anticorpo e antígeno. d. antígeno e antialérgico. e. antialérgico e anticorpo.


10. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a. determinada exclusivamente pelo seu caráter literário;
b. a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
c. sobretudo documental;
d. caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
e.n.d.a.


11. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
A) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
B) Literatura informativa sobre o Brasil (carta e crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
C) Poemas românticos indianistas. D) Poesia épica e prosa de ficção.
E) Obras de estilo clássico, renascentista.

12. Leia
Este, cuja história vou te contar, foi amado e amou muitas mulheres. Vieram brancas, judias e mestiças, tímidas e afoitas, para os seus braços e para o seu leito. Para uma, no entanto, guardou ele suas melhores palavras, as mais doces, as mais ternas, as mais belas. Essa noiva tem um nome lindo, negra: Liberdade.
Vê no céu, ele brilha, é a mais poderosa das estrelas. Mas o encontrarás também nas ruas de qualquer cidade, no quarto de qualquer casa. Seja onde for que haja jovens corações pulsando pela humanidade, em qualquer desses corações encontrarás Castro Alves.
Dá-me agora tua mão direita, ouve o abc do poeta. (Jorge Amado, ABC de Castro Alves (1941))
Assinale a alternativa correta.
a. O autor apresenta uma discussão analítica a respeito da produção poética de Castro Alves.
b. O autor pretende ressaltar a importância temática da liberdade na produção literária de Castro Alves.
c. Ao recorrer a elementos biográficos da vida de Castro Alves, o autor insinua como o poeta romântico viveu solitário e casto.
d. Como autor da segunda fase modernista, Jorge Amado produziu exclusivamente textos de natureza biográfica, tal como no fragmento apresentado.
e. As temáticas presentes nas obras de Castro Alves e Jorge Amado dialogam, uma vez que os autores pertencem à mesma escola literária.

13. Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I. A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.
II. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III. A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.
Quais estão corretas?
a. Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas I e II. d. Apenas II e III. e. I, II e III.

14. O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:


I. O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Destacaram-se, nessa fase, Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.
II. No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.
III. Constituiu um painel de estilos diversificados. Cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
IV. No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.
V. Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
a. I e IV. b. I, II e IV. c. II e V. d. II, III e V. e. I e III.


15. São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto:

a. Exaltação da natureza e da liberdade. b. Indianismo. c. Nacionalismo ufanista.
d. Brasileirismo (linguagem). e. Egocentrismo e individualismo.

16. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
a. Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
b. Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c. Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d. Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental.
e. Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de sua insignificância terrena.
17. Nos romances Senhora e Lucíola, José de Alencar dá um passo em relação à crítica dos valores da sociedade burguesa, na medida em que coloca como protagonistas personagens que se deixam corromper por dinheiro. Entretanto, essa crítica se dilui e ele se reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque:
a.
pune os protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz.
b. justifica o conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios idealizados; outros, brasileiros com maneiras europeias.
c. confirma os valores burgueses, condenando os protagonistas à morte.
d. resolve a contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e poderosos.
e.
permite aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.



GABARITO:
EM BREVE

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