SIMULADO ENEM - DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Leia o texto abaixo e responda às questões 1 e 2:
1. De acordo
com o texto, podemos dizer que a charge:
a) faz um elogio à implementação da nova ortografia da Língua
Portuguesa.
b) ironiza a falta de hábito de leitura do povo brasileiro de modo
geral.
c) faz uma crítica contra uma decisão política que não
resolverá problemas educacionais para a maioria do povo brasileiro.
d) traz o personagem de óculos feliz e muito
otimista com a notícia sobre o acordo ortográfico, e isso se evidencia em todas
as suas falas.
e) demonstra que o povo brasileiro vai se beneficiar
dessa aprovação feita pelo presidente.
2. Leia as
afirmações acerca dessa charge:
I – Traz linguagem verbal e não verbal na sua
composição.
II – Utiliza regionalismos nas falas dos personagens.
III – Vale-se de linguagem não verbal para justificar
um fato recente.
Marque a alternativa que possui afirmações corretas em relação à charge:
a) I b)
I e II c)
II e III d) I e III e) I, II e III
(http://analisedecharges.blogspot.com.br/2016/11/charge-sobre-investimentos-na-educacao.html
3. Em relação à leitura da charge, podemos inferir
que:
a) os alunos que participam das aulas aprendem mais.
b) professores desmotivados ensinam menos.
c) os erros ortográficos recrudescem com mais investimentos na área da
educação.
d) os investimentos na área de educação corroboram para o aprendizado
dos alunos.
e) A educação prescinde de investimentos para melhorar o aprendizado dos
alunos.
4. Leia as afirmações acerca dessa charge sobre
educação:
I – As imagens sugerem que o aluno em destaque
escrevendo no quadro está ainda no ensino fundamental.
II – A charge faz uma crítica à falta de
investimentos necessários para uma educação de qualidade.
III – A charge faz uma crítica à ausência de
professores na sala de aula, deixando o aluno escrevendo sozinho no
quadro.
Marque a alternativa que possui afirmações corretas em relação à charge:
a) I
b) I e II c) II e III d) I e III e) I, II e III
Um tempero mais do que natural
https://www.google.com/search?q=A+HISTÓRIA+DO+SAL&client=firefox-b&sxsrf=ACYBGNRuZhJVfc9mMOoV5AjHpalp0quA9g |
Quando
você vai preparar qualquer prato de comida, pensa logo nos temperos, nos molhos
e, dificilmente, vai comer algo sem sal. Mas, espera aí, de onde vem o sal?
Não poderia ser mais
simples: a maior parte do sal consumido no Brasil vem da água do mar. Sabe
quando você toma banho de mar e sai com a pele salgada? O sal, mais conhecido
como Cloreto de Sódio, é um mineral, extraído da água do mar ou de lago de água
salgada por evaporação, um mecanismo de separação de misturas.
O
que acontece é o seguinte: existem regiões chamadas salinas, para onde a água
salgada é canalizada. Nestes locais, a água fica parada e evapora. Mas o sal
grosso que resta ainda não é o sal que a gente conhece.
O
sal grosso é coletado e passa por um tanque de lavagem para retirar as
impurezas. Depois disso, o processo continua: o sal é moído e lavado novamente.
Em seguida, uma centrífuga elimina a água e prepara o sal para ir à secadora.
Muitas vezes, o sal recebe outros aditivos, antes de ser empacotado para o
consumo, ou pode ser preparado para outros usos, como a produção de produtos
cosméticos.
O
sal pode ser um tempero e ajudar a tornar sua comida mais gostosa, entre outros
benefícios. Por possuir sódio, o sal tem um papel fundamental no equilíbrio e
distribuição dos líquidos corporais, contribuindo, também, para contração
muscular, ritmo cardíaco, e permitindo o bom funcionamento do cérebro e o
controle de funções vitais do organismo. Entretanto, atenção, porque o exagero
no consumo do sal pode causar sérios problemas de pressão e nos rins.
Curiosidade: Se
hoje o sal é amplamente conhecido na alimentação, antigamente o sal era usado
para conservar os alimentos. O sal possui a característica de retirar água dos
alimentos, ________________ evita a proliferação de bactérias. Como antigamente
não havia geladeira, o sal era uma forma de conservar a comida.
Daniele Souza.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).
5
– O vocábulo
grifado é uma conjunção que exprime tempo na passagem:
a) “Quando você vai preparar qualquer
prato de comida [...]”
b) “[...] pensa logo nos temperos [...]”
c) “[...] o sal é
moído e lavado novamente.”
d) “[...] antes de ser empacotado para o
consumo [...]”
6.“Sabe quando você toma banho de mar e sai com a pele salgada?”, a conjunção
“e” indica:
a) ações que se somam. b)
ações que se opõem.
c) ações que se alternam. d)
ações que se justificam.
7
– Na passagem “Mas o sal grosso que resta ainda
não é o sal que a gente conhece.”, a conjunção destacada indica:
a) um contraste b)
uma ressalva c) uma finalidade d) uma compensação
8 – Tendo em vista a ideia do texto,
aponte a frase com o uso correto da conjunção:
a) “O sal possui a
característica de retirar água dos alimentos, pois evita a proliferação [...]”
b) “O sal possui a
característica de retirar água dos alimentos, porém evita a proliferação [...]”
c) “O sal possui a
característica de retirar água dos alimentos, conquanto evita a proliferação”
d) “O sal possui a
característica de retirar água dos alimentos, por isso evita a proliferação”
9
– No segmento “Como
antigamente não havia geladeira, o sal era uma forma de conservar a comida.”, a
conjunção “Como” introduz:
a) a causa de um fato. b) a condição de um fato.
c) a comparação entre fatos. d) a consequência de um fato.
10 -Identifique
a alternativa correta quanto à concordância nominal:
a) Vão anexo o atestado e a foto do funcionário.
b) É proibido a utilização do celular em sala de aula.
c) Ela mesmo preparou o jantar.
d) É necessário paciência para lidar
com ele.
11 – Leia a estrofe e complete com uma
das opções
"O
que eu adoro em tua natureza,
Não é o profundo instinto maternal
Em teu flanco aberto como uma ferida.
Nem tua pureza. Nem tua impureza.
O que eu adoro em ti – lastima-me e consola-me!
O que eu adoro em ti, é a vida."
A estrofe acima é um exemplo do traço de ............. e de
...................que existe na obra de Manuel Bandeira. Localize a resposta
abaixo.
a. rebeldia - ódio pela
vida b. melancolia - indiferença pelo mundo
c. ternura - paixão pela existência d. saudade - medo ao cotidiano
e. amargura -
conformismo com o destino
12 - Graciliano Ramos é
autor que, no Modernismo, faz parte da:
a.
fase destruidora, que procura romper com o passado.
b.
segunda fase, em que se destaca a ficção regionalista.
c.
fase irreverente, que busca motivos no primitivismo.
d.
geração de 45, que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.
e.
década de 60, que transcendentaliza o regionalismo.
13 - "A cachorra espiou o dono
desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado
da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido
com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do
curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto..." O excerto acima apresenta uma cena da obra:
a. Angústia b. Vidas Secas c. Doidinho d.
Dom Casmurro e. Menino de Engenho
14 - "Descendente de senhores de
engenho, o romancista soube fundir, numa linguagem de forte e poética
oralidade, as recordações da infância e da adolescência com o registro intenso
da vida nordestina colhida por dentro, através dos processos mentais de homens
e mulheres que representam a gama étnica e social da região". O trecho acima é do autor do livro:
a. Vidas Secas b. Fogo Morto c. Grande Sertão: veredas
d. A Hora da Estrela e. Tempo e o Vento
15 - "O romance é narrado na primeira pessoa, em monólogo ininterrupto,
por um velho fazendeiro do Norte de Minas, antigo jagunço. Na estrutura do
livro, os fatos são transpostos para uma atmosfera lendária e o real se cruza
com o fantástico."
As afirmações
acima referem-se à obra-prima de um grande escritor brasileiro moderno:
a. Saragana, de João Guimarães Rosa. b. Cangaceiros, de José Lins do Rego.
c. Menino do Engenho, de José Lins do Rego. d. Grande Sertão: veredas, de
João Guimarães Rosa.
e. Tempo e o Vento, de
Erico Verissimo.
16 - O tema da pátria
distante foi retomado por muitos poetas. Um deles, Oswald de Andrade, do
Modernismo. São características do
Modernismo:
a.
linguagem coloquial; valorização do nacional; tom irônico; liberação
absoluta da forma.
b.
nacionalismo; tom irônico; linguagem retórica; liberdade de composição.
c.
saudosismo; crítica social; verde-amarelismo; regras rígidas de
composição.
d.
linguagem retórica; saudosismo; nacionalismo; regras rígidas de
composição.
e.
linguagem retórica; liberdade de composição; cientificismo; tom irônico.
17 - "Não sendo um personagem, mas um
símbolo, ..... está ao mesmo tempo no passado e no presente, no sul e no norte
do Brasil. Ele é, de resto, intemporal e supergeográfico como, por um lado,
será mais americano que brasileiro..." (Wilson Martins). Estes dados são de:
a. Peri. b. Macunaíma. c. Augusto Matraga. d.
Jeca Tatu. e. N.D.A
18 - Assinale a alternativa em que há
uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira
fase (a de São Paulo, 1922).
a. Ruptura radical e audaciosa em relação
às posições estéticas do passado, quebra total da rotina literária.
b. Caráter turbulento, polemista, de
demolição de valores.
c. Exaltação exagerada de fatores como
mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.
d.
Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta
em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de
"errar".
e. apesar de toda a radicalidade do grupo,
é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.
19 Leia
a estrofe abaixo:
Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...MEIRELES, C. Obra poética. Rj: Nova Aguilar, 1985
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...MEIRELES, C. Obra poética. Rj: Nova Aguilar, 1985
O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da
Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da
Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre
a seguinte relação entre o homem e a linguagem:
a) A
força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo
das palavras.
b) As
relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao
significado das palavras.
c) O
significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta
do homem pela vida.
d)
Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar
seus valores e suas crenças.
e)
Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas
intenções e gestos.
20 – Leia a estrofe abaixo:
"Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é o meu coração."
Nessa estrofe, o poeta:
a.
deixa claro que desejaria mudar de nome
b.
declara que seu nome é sonoro por causa da rima
c.
afirma que a questão central não é o nome e sim sua origem.
d.
tem dúvida quanto ao tamanho do seu coração.
e.
sugere que a atividade poética não consiste apenas em "fazer
rimas".
* Estas e outras questões, você pode encontrar no link abaixo, aproveite, leia, faça anotações, mapa sequencial de estudo e se encante com a Literatura Brasileira.
http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/quest.esde1a405.htm
PTD: Prof@ Wilma
COMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO
QUESTÃO 1 -
A charge publicada originalmente no blog Nadaver aborda a aprovação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Vê-se pelo diálogo que essa aprovação é recente, pois a personagem da direita está com um jornal em mãos. O segundo, de forma irônica, nos chama a atenção para o fato de algo ser feito em relação à Língua Portuguesa, mas serem poucos os usuários que realmente darão importância a isso visto que não são todos os que lidam de forma mais próxima com a variante culta da linguagem e menos ainda os que realmente voltarão a “estudar” para conhecerem aquilo que foi mudado. A crítica contra os que impõem mudanças sem que necessidades realmente importantes para maioria da população sejam vistas é severa e humorada.
QUESTÃO 2
Esta charge que trago para vocês é parte de uma aula de produção de texto na qual discutimos os avanços e recuos do Governo na área da Educação. Continua sendo um tema interessante para o Enem abordar o papel do professor numa sociedade cada vez mais informatizada. Pensar sobre isso pode facilitar o dia da prova. Vamos nos preparar corretamente para a avaliação de redação do Enem. Os alunos discutem bastante sobre qual seria o tema da redação, mas importante mesmo é você parar para pensar e revisar quais são as características de um texto bem escrito.
QUESTÕES DE 5 AO 9
CONJUNÇÕES
Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de
mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.
AAs conjunções indicam nos fatos e contextos tempo, soma, oposição, justificativa, causa, condição, comparação, consequência de um fato, alternância e ressalva (correção, observação, lembrança)
Ex: Mas, o estudo é uma das formas de conquistarmos nossos sonhos.
QUESTÕES 11 E 12
Manuel Bandeira foi um escritor brasileiro, além de professor, crítico de arte e historiador literário. Fez parte da primeira geração modernista no Brasil.
Com uma obra recheada de lirismo poético, Bandeira foi adepto do verso livre, da língua coloquial, da irreverência e da liberdade criadora. Os principais temas explorados pelo escritor são o cotidiano e a melancolia.
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu no dia 19 de abril de 1886, no Recife, Pernambuco.
Aos dez anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou no Colégio Pedro II entre os anos de 1897 a 1902. Mais tarde, formou-se em Letras.
Em 1903, começa a estudar Arquitetura na Faculdade Politécnica em São Paulo. No entanto, abandona o curso pois sua saúde fica frágil.
Diante disso, procura curar-se da tuberculose em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Suíça, onde permanece durante um ano.
De volta ao Brasil, em 1914, dedica-se a sua verdadeira paixão: a literatura. Durante anos de trabalhos publicados em periódicos, publica seu primeiro livro de poesias intitulado “A Cinza das Horas” (1917).
Nessa obra, Manuel Bandeira teve Tuberculose desde criança, cresceu à sombra dessa doença, como quem espera a morte chegar... sofreu muito com esta triste situação, jamais viveu um grande amor. Merece destaque a poesia “Desencanto” escrita na região serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis, em 1912, durante a recuperação de sua saúde:
QUESTÕES DE 13 A 20
AS CARACTERÍSTICAS DO MODERNISMO
Veja o poema “Pronominais” de Oswald de Andrade e a forma como ele faz uma crítica bem-humorada da linguagem culta:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Os textos começaram a denotar uma espécie de humor em suas críticas e, muitas vezes, passaram a trabalhar a temática do cotidiano. Por que não escrever sobre mulheres e homens andando na rua indo trabalhar? Por que não escrever sobre os retirantes nordestinos que sofrem devido à miséria e à seca?
A escrita tornou-se livre e deixou espaço para os autores escreverem de forma diferente das quais os leitores estavam acostumados. Clarice Lispector trouxe o fluxo de consciência. Guimarães Rosa começou a inventar novas palavras, os neologismos.
Eles buscavam uma renovação completa da estética artística e, por causa disso, essa fase ficou conhecida como “fase heróica”.
Essa renovação foi influenciada diretamente pelas vanguardas europeias que também tinham o objetivo de transformar a forma como o mundo via a arte. O cubismo, o surrealismo e o futurismo são exemplos de vanguardas que tiveram forte influência na literatura brasileira.
É uma fase marcada por um nacionalismo muito forte, pela valorização da figura do indígena, por um caráter revolucionário, pela linguagem coloquial e pelo anarquismo.
O lado doutor. Fatalidade do primeiro branco aportado e dominando politicamente as selvas selvagens. O bacharel. Não podemos deixar de ser doutos. Doutores. País de dores anônimas, de doutores anônimos. O Império foi assim. Eruditamos tudo. Esquecemos o gavião de penacho
Uma das características mais importantes é o primitivismo: o sentimento de que o patriotismo seria alcançado pela valorização do passado histórico.
O autor criticava os textos eruditos da burguesia e acreditava no nacionalismo, na originalidade e na linguagem cheia de humor e escrita de forma coloquial, próxima da forma como as pessoas falam no cotidiano.
Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Antropofágico é um adjetivo para canibalismo. O canibalismo, em diversas culturas, foi visto como um ato em que se alimentar de outro ser faria com que fosse assimilado suas características positivas, como a coragem, por exemplo. Essa é a ideia que Oswald de Andrade queria trazer para a arte.
A ideia era pegar todas as características culturais europeias que fossem interessantes e assimilar às obras nacionais.
Em meio ao governo de Vargas, do advento da psicanálise, da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, o período estava mais tenso do que nunca e os escritores passaram a dar ênfase à prosa, com cunho nacionalista e regionalista. A literatura passa a ter uma visão extremamente política, com o objetivo de denunciar as mazelas pelas quais os povos oprimidos passavam.
Os poetas mais famosos são Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles. Na prosa, os nomes mais reconhecidos são Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Érico Veríssimo e Dyonélio Machado.
Veja um trecho de Vidas secas, romance de Graciliano Ramos que fala sobre a vida de uma família de retirantes:
A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O vôo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos.
– Anda, excomungado.
O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
AAs conjunções indicam nos fatos e contextos tempo, soma, oposição, justificativa, causa, condição, comparação, consequência de um fato, alternância e ressalva (correção, observação, lembrança)
Ex: Mas, o estudo é uma das formas de conquistarmos nossos sonhos.
QUESTÕES 11 E 12
Manuel Bandeira foi um escritor brasileiro, além de professor, crítico de arte e historiador literário. Fez parte da primeira geração modernista no Brasil.
Com uma obra recheada de lirismo poético, Bandeira foi adepto do verso livre, da língua coloquial, da irreverência e da liberdade criadora. Os principais temas explorados pelo escritor são o cotidiano e a melancolia.
Biografia
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu no dia 19 de abril de 1886, no Recife, Pernambuco.
Aos dez anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou no Colégio Pedro II entre os anos de 1897 a 1902. Mais tarde, formou-se em Letras.
Em 1903, começa a estudar Arquitetura na Faculdade Politécnica em São Paulo. No entanto, abandona o curso pois sua saúde fica frágil.
Diante disso, procura curar-se da tuberculose em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Suíça, onde permanece durante um ano.
De volta ao Brasil, em 1914, dedica-se a sua verdadeira paixão: a literatura. Durante anos de trabalhos publicados em periódicos, publica seu primeiro livro de poesias intitulado “A Cinza das Horas” (1917).
Nessa obra, Manuel Bandeira teve Tuberculose desde criança, cresceu à sombra dessa doença, como quem espera a morte chegar... sofreu muito com esta triste situação, jamais viveu um grande amor. Merece destaque a poesia “Desencanto” escrita na região serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis, em 1912, durante a recuperação de sua saúde:
DesencantoManuel Bandeira publicou uma vasta obra até sua morte, desde contos, poesias, traduções e críticas literárias.
Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.
E nestes versos de angústia rouca
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.
– Eu faço versos como quem morre.
QUESTÕES DE 13 A 20
AS CARACTERÍSTICAS DO MODERNISMO
Características do modernismo
Os modernistas brasileiros já não queriam mais escrever de forma rígida e fixa, eles queriam versos livres na poesia, sem a exigência de métricas e rimas. Até as pontuações foram deixadas de lado.Veja o poema “Pronominais” de Oswald de Andrade e a forma como ele faz uma crítica bem-humorada da linguagem culta:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Os textos começaram a denotar uma espécie de humor em suas críticas e, muitas vezes, passaram a trabalhar a temática do cotidiano. Por que não escrever sobre mulheres e homens andando na rua indo trabalhar? Por que não escrever sobre os retirantes nordestinos que sofrem devido à miséria e à seca?
A escrita tornou-se livre e deixou espaço para os autores escreverem de forma diferente das quais os leitores estavam acostumados. Clarice Lispector trouxe o fluxo de consciência. Guimarães Rosa começou a inventar novas palavras, os neologismos.
Escritores notáveis do modernismo
- Oswald de Andrade
- Mário de Andrade
- Manuel Bandeira
- Carlos Drummond de Andrade
- Rachel de Queiroz
- Jorge Amado
- Érico Veríssimo
- Graciliano Ramos
- Vinícius de Moraes
- Cecília Meireles
- João Cabral de Melo Neto
- Clarice Lispector
- Guimarães Rosa
Primeira fase do modernismo (1922-1930)
O advento do modernismo esteve intimamente ligado com a Semana de Arte Moderna em 1922. Os idealizadores do movimento, como Oswald de Andrade e Mário de Andrade, tornaram-se escritores notáveis dessa fase.Eles buscavam uma renovação completa da estética artística e, por causa disso, essa fase ficou conhecida como “fase heróica”.
Essa renovação foi influenciada diretamente pelas vanguardas europeias que também tinham o objetivo de transformar a forma como o mundo via a arte. O cubismo, o surrealismo e o futurismo são exemplos de vanguardas que tiveram forte influência na literatura brasileira.
É uma fase marcada por um nacionalismo muito forte, pela valorização da figura do indígena, por um caráter revolucionário, pela linguagem coloquial e pelo anarquismo.
Manifesto Pau-Brasil
Oswald de Andrade, nesse período, lança o Manifesto Pau-Brasil que salienta a importância de a poesia brasileira ser exportada, assim como o pau-brasil fora no passado colonial.O lado doutor. Fatalidade do primeiro branco aportado e dominando politicamente as selvas selvagens. O bacharel. Não podemos deixar de ser doutos. Doutores. País de dores anônimas, de doutores anônimos. O Império foi assim. Eruditamos tudo. Esquecemos o gavião de penacho
Uma das características mais importantes é o primitivismo: o sentimento de que o patriotismo seria alcançado pela valorização do passado histórico.
O autor criticava os textos eruditos da burguesia e acreditava no nacionalismo, na originalidade e na linguagem cheia de humor e escrita de forma coloquial, próxima da forma como as pessoas falam no cotidiano.
Manifesto Antropofágico
Outro manifesto lançado pelo autor é o Manifesto Antropofágico, que salientava a importância de não copiar a arte de outros países, mas de assimilar essas características à cultura brasileira.Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Antropofágico é um adjetivo para canibalismo. O canibalismo, em diversas culturas, foi visto como um ato em que se alimentar de outro ser faria com que fosse assimilado suas características positivas, como a coragem, por exemplo. Essa é a ideia que Oswald de Andrade queria trazer para a arte.
A ideia era pegar todas as características culturais europeias que fossem interessantes e assimilar às obras nacionais.
Segunda fase do modernismo (1930-1945)
A fase que ficou conhecida como “fase da consolidação” mostra um amadurecimento das ideias da década de 1920.Em meio ao governo de Vargas, do advento da psicanálise, da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, o período estava mais tenso do que nunca e os escritores passaram a dar ênfase à prosa, com cunho nacionalista e regionalista. A literatura passa a ter uma visão extremamente política, com o objetivo de denunciar as mazelas pelas quais os povos oprimidos passavam.
Os poetas mais famosos são Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles. Na prosa, os nomes mais reconhecidos são Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Érico Veríssimo e Dyonélio Machado.
Veja um trecho de Vidas secas, romance de Graciliano Ramos que fala sobre a vida de uma família de retirantes:
A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O vôo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos.
– Anda, excomungado.
O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
Terceira fase do modernismo (1945-1980)
O contexto histórico continua conturbado: o final da Segunda Guerra Mundial deixa sérias consequências e, no Brasil, a sociedade passa pela Ditadura Militar.A literatura torna-se mais social e humana. Há um retorno ao passado e aos escritos eruditos. Métricas e rimas retornam aos poemas. Os textos tornam-se mais objetivos e há o uso frequente da metalinguagem.
A Geração de 45 possui expoentes famosos na literatura de Guimarães Rosa e Clarice Lispector.
Veja um trecho do romance de estreia de Clarice Lispector, Perto do coração selvagem. Nele, a personagem principal dá vazão ao fluxo de consciência deixando bem elucidado quais são seus questionamentos em relação à existência:
Olho por essa janela e a única verdade, a verdade que eu não poderia dizer àquele homem, abordando-o, sem que ele fugisse de mim, a única verdade é que vivo. Sinceramente, eu vivo. Quem sou? Bem, isso já é demais. Lembro-me de um estudo cromático de Bach e perco a inteligência. Ele é frio e puro como gelo, no entanto pode-se dormir sobre ele. Perco a consciência, mas não importa, encontro a maior serenidade na alucinação. É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momentoem que tento falar não só não exprimo o que sinto como oque sinto se transforma lentamente no que eu digo.
Conclusão
O modernismo foi o movimento literário predominante por quase um século da história brasileira e sua influência é perceptível até hoje nas obras literárias. A ruptura com o passado deu espaço para pensar no nacionalismo e em um tipo de linguagem mais informal. A transgressão deu espaço para críticas e denúncias da situação vivida por muitos brasileiros na época.ptd: Profª Wilm@
GABARITO:
EM BREVE!
EM BREVE!
GABARITO
ALUNO(A)___________________________
Nº:
__________ 3º ANO C – PROFª: WILMA
SIMULADO
ENEM 2019
|
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