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¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

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quinta-feira, 26 de setembro de 2019

SIMULADO PARA O ENEM - VOCÊ VALE OURO 3º C



SIMULADO ENEM - DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Leia o texto abaixo e responda às questões 1 e 2:







 
1.  De acordo com o texto, podemos dizer que a charge:
a) faz um elogio à implementação da nova ortografia da Língua Portuguesa.
b) ironiza a falta de hábito de leitura do povo brasileiro de modo geral.
c) faz uma crítica contra uma decisão política que não resolverá problemas educacionais para a maioria do povo brasileiro.
d) traz o personagem de óculos feliz e muito otimista com a notícia sobre o acordo ortográfico, e isso se evidencia em todas as suas falas.
e) demonstra que o povo brasileiro vai se beneficiar dessa aprovação feita pelo presidente.

2.  Leia as afirmações acerca dessa charge:
I – Traz linguagem verbal e não verbal na sua composição.
II – Utiliza regionalismos nas falas dos personagens.
III – Vale-se de linguagem não verbal para justificar um fato recente. 
Marque a alternativa que possui afirmações corretas em relação à charge:
a) I               b) I e II             c) II e III                    d) I e III                          e) I, II e III



(http://analisedecharges.blogspot.com.br/2016/11/charge-sobre-investimentos-na-educacao.html


3. Em relação à leitura da charge, podemos inferir que:
a) os alunos que participam das aulas aprendem mais.
b) professores desmotivados ensinam menos.
c) os erros ortográficos recrudescem com mais investimentos na área da educação.
d) os investimentos na área de educação corroboram para o aprendizado dos alunos.
e) A educação prescinde de investimentos para melhorar o aprendizado dos alunos.

4. Leia as afirmações acerca dessa charge sobre educação:
I – As imagens sugerem que o aluno em destaque escrevendo no quadro está ainda no ensino fundamental.
II – A charge faz uma crítica à falta de investimentos necessários para uma educação de qualidade. 
III – A charge faz uma crítica à ausência de professores na sala de aula, deixando o aluno escrevendo sozinho no quadro. 
Marque a alternativa que possui afirmações corretas em relação à charge:
a) I                  b) I e II                   c) II e III                   d) I e III                   e) I, II e III

Um tempero mais do que natural

https://www.google.com/search?q=A+HISTÓRIA+DO+SAL&client=firefox-b&sxsrf=ACYBGNRuZhJVfc9mMOoV5AjHpalp0quA9g

Quando você vai preparar qualquer prato de comida, pensa logo nos temperos, nos molhos e, dificilmente, vai comer algo sem sal. Mas, espera aí, de onde vem o sal?
Não poderia ser mais simples: a maior parte do sal consumido no Brasil vem da água do mar. Sabe quando você toma banho de mar e sai com a pele salgada? O sal, mais conhecido como Cloreto de Sódio, é um mineral, extraído da água do mar ou de lago de água salgada por evaporação, um mecanismo de separação de misturas.
O que acontece é o seguinte: existem regiões chamadas salinas, para onde a água salgada é canalizada. Nestes locais, a água fica parada e evapora. Mas o sal grosso que resta ainda não é o sal que a gente conhece.
O sal grosso é coletado e passa por um tanque de lavagem para retirar as impurezas. Depois disso, o processo continua: o sal é moído e lavado novamente. Em seguida, uma centrífuga elimina a água e prepara o sal para ir à secadora. Muitas vezes, o sal recebe outros aditivos, antes de ser empacotado para o consumo, ou pode ser preparado para outros usos, como a produção de produtos cosméticos.
O sal pode ser um tempero e ajudar a tornar sua comida mais gostosa, entre outros benefícios. Por possuir sódio, o sal tem um papel fundamental no equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais, contribuindo, também, para contração muscular, ritmo cardíaco, e permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle de funções vitais do organismo. Entretanto, atenção, porque o exagero no consumo do sal pode causar sérios problemas de pressão e nos rins.
Curiosidade: Se hoje o sal é amplamente conhecido na alimentação, antigamente o sal era usado para conservar os alimentos. O sal possui a característica de retirar água dos alimentos, ________________ evita a proliferação de bactérias. Como antigamente não havia geladeira, o sal era uma forma de conservar a comida.
Daniele Souza. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

5 – O vocábulo grifado é uma conjunção que exprime tempo na passagem:
a) “Quando você vai preparar qualquer prato de comida [...]”
b) “[...] pensa logo nos temperos [...]”
c) “[...] o sal é moído e lavado novamente.”
d) “[...] antes de ser empacotado para o consumo [...]”

6.“Sabe quando você toma banho de mar e sai com a pele salgada?”, a conjunção “e” indica:

a) ações que se somam.    b) ações que se opõem. 
c) ações que se alternam.  d) ações que se justificam.

7 – Na passagem “Mas o sal grosso que resta ainda não é o sal que a gente conhece.”, a conjunção destacada indica:
a) um contraste        b) uma ressalva            c) uma finalidade                    d) uma compensação

8 – Tendo em vista a ideia do texto, aponte a frase com o uso correto da conjunção:
a) “O sal possui a característica de retirar água dos alimentos, pois evita a proliferação [...]”
b) “O sal possui a característica de retirar água dos alimentos, porém evita a proliferação [...]”
c) “O sal possui a característica de retirar água dos alimentos, conquanto evita a proliferação”
d) “O sal possui a característica de retirar água dos alimentos, por isso evita a proliferação”

9 – No segmento “Como antigamente não havia geladeira, o sal era uma forma de conservar a comida.”, a conjunção “Como” introduz:
a) a causa de um fato.                                   b) a condição de um fato.
c) a comparação entre fatos.                          d) a consequência de um fato.

10 -Identifique a alternativa correta quanto à concordância nominal:
a) Vão anexo o atestado e a foto do funcionário.
b) É proibido a utilização do celular em sala de aula.
c) Ela mesmo preparou o jantar.                              d) É necessário paciência para lidar com ele.

11 – Leia a estrofe e complete com uma das opções
"O que eu adoro em tua natureza,
Não é o profundo instinto maternal
Em teu flanco aberto como uma ferida.
Nem tua pureza. Nem tua impureza.
O que eu adoro em ti – lastima-me e consola-me!
O que eu adoro em ti, é a vida."

A estrofe acima é um exemplo do traço de ............. e de ...................que existe na obra de Manuel Bandeira. Localize a resposta abaixo.

a. rebeldia - ódio pela vida                             b. melancolia - indiferença pelo mundo
c.    ternura - paixão pela existência                          d. saudade - medo ao cotidiano
e. amargura - conformismo com o destino


12 - Graciliano Ramos é autor que, no Modernismo, faz parte da:
a.     fase destruidora, que procura romper com o passado.
b.     segunda fase, em que se destaca a ficção regionalista.
c.     fase irreverente, que busca motivos no primitivismo.
d.     geração de 45, que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.
e.     década de 60, que transcendentaliza o regionalismo.


13 - "A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto..." O excerto acima apresenta uma cena da obra:
 
Imagem ilustrativa da personagem mais amiga da literatura a cachorra Baleia e seu dono

a. Angústia     b. Vidas Secas   c. Doidinho           d. Dom Casmurro     e. Menino de Engenho
14 - "Descendente de senhores de engenho, o romancista soube fundir, numa linguagem de forte e poética oralidade, as recordações da infância e da adolescência com o registro intenso da vida nordestina colhida por dentro, através dos processos mentais de homens e mulheres que representam a gama étnica e social da região". O trecho acima é do autor do livro:


a. Vidas Secas                         b. Fogo Morto                       c. Grande Sertão: veredas        
d. A Hora da Estrela                 e. Tempo e o Vento

15 - "O romance é narrado na primeira pessoa, em monólogo ininterrupto, por um velho fazendeiro do Norte de Minas, antigo jagunço. Na estrutura do livro, os fatos são transpostos para uma atmosfera lendária e o real se cruza com o fantástico." 

As afirmações acima referem-se à obra-prima de um grande escritor brasileiro moderno:    
            
a. Saragana, de João Guimarães Rosa.                    b. Cangaceiros, de José Lins do Rego.
c. Menino do Engenho, de José Lins do Rego.           d. Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa.                                                    e. Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.

16 - O tema da pátria distante foi retomado por muitos poetas. Um deles, Oswald de Andrade, do Modernismo. São características do Modernismo:
a.     linguagem coloquial; valorização do nacional; tom irônico; liberação absoluta da forma.
b.     nacionalismo; tom irônico; linguagem retórica; liberdade de composição.
c.     saudosismo; crítica social; verde-amarelismo; regras rígidas de composição.
d.     linguagem retórica; saudosismo; nacionalismo; regras rígidas de composição.
e.     linguagem retórica; liberdade de composição; cientificismo; tom irônico.

17 - "Não sendo um personagem, mas um símbolo, ..... está ao mesmo tempo no passado e no presente, no sul e no norte do Brasil. Ele é, de resto, intemporal e supergeográfico como, por um lado, será mais americano que brasileiro..." (Wilson Martins). Estes dados são de:
a. Peri.            b. Macunaíma.          c. Augusto Matraga.           d. Jeca Tatu.           e. N.D.A 

18 -  Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (a de São Paulo, 1922).
a.  Ruptura radical e audaciosa em relação às posições estéticas do passado, quebra total da rotina literária.
b.  Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores.
c.  Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.
d.     Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de "errar".
e.     apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.

 
19 Leia a estrofe abaixo:
Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...MEIRELES, C. Obra poética. Rj: Nova Aguilar, 1985

O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:
a) A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.
b) As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras.
c) O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida.
d) Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças.
e) Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.

20 – Leia a estrofe abaixo:
"Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é o meu coração."

Nessa estrofe, o poeta:

a.     deixa claro que desejaria mudar de nome
b.     declara que seu nome é sonoro por causa da rima
c.     afirma que a questão central não é o nome e sim sua origem.
d.     tem dúvida quanto ao tamanho do seu coração.
e.     sugere que a atividade poética não consiste apenas em "fazer rimas".

 * Estas e outras questões, você pode encontrar no link abaixo, aproveite, leia, faça  anotações, mapa sequencial de estudo e se encante com a Literatura Brasileira.

http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/quest.esde1a405.htm


 PTD: Prof@ Wilma

COMPLEMENTAÇÃO DO  CONTEÚDO



QUESTÃO 1 -


       A charge publicada originalmente no blog Nadaver aborda a aprovação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Vê-se pelo diálogo que essa aprovação é recente, pois a personagem da direita está com um jornal em mãos. O segundo, de forma irônica, nos chama a atenção para o fato de algo ser feito em relação à Língua Portuguesa, mas serem poucos os usuários que realmente darão importância a isso visto que não são todos os que lidam de forma mais próxima com a variante culta da linguagem e menos ainda os que realmente voltarão a “estudar” para conhecerem aquilo que foi mudado. A crítica contra os que impõem mudanças sem que necessidades realmente importantes para maioria da população sejam vistas é severa e humorada.

QUESTÃO 2 

 

Esta charge que trago para vocês é parte de uma aula de produção de texto na qual discutimos os avanços e recuos do Governo na área da Educação. Continua sendo um tema interessante para o Enem abordar o papel do professor numa sociedade cada vez mais informatizada. Pensar sobre isso pode facilitar o dia da prova. Vamos nos preparar corretamente para a avaliação de redação do Enem. Os alunos discutem bastante sobre qual seria o tema da redação, mas importante mesmo é você parar para pensar e revisar quais são as características de um texto bem escrito. 

QUESTÕES DE 5 AO 9


CONJUNÇÕES



Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.
AAs conjunções indicam nos fatos e contextos tempo, soma, oposição, justificativa, causa, condição, comparação, consequência de um fato, alternância e ressalva (correção, observação, lembrança) 
Ex: Mas, o estudo é uma das formas de conquistarmos nossos sonhos.

QUESTÕES 11 E 12

Manuel Bandeira foi um escritor brasileiro, além de professor, crítico de arte e historiador literário. Fez parte da primeira geração modernista no Brasil.
Com uma obra recheada de lirismo poético, Bandeira foi adepto do verso livre, da língua coloquial, da irreverência e da liberdade criadora. Os principais temas explorados pelo escritor são o cotidiano e a melancolia.

Biografia




Manuel Bandeira
 
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu no dia 19 de abril de 1886, no Recife, Pernambuco.
Aos dez anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou no Colégio Pedro II entre os anos de 1897 a 1902. Mais tarde, formou-se em Letras.
Em 1903, começa a estudar Arquitetura na Faculdade Politécnica em São Paulo. No entanto, abandona o curso pois sua saúde fica frágil.
Diante disso, procura curar-se da tuberculose em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Suíça, onde permanece durante um ano.
De volta ao Brasil, em 1914, dedica-se a sua verdadeira paixão: a literatura. Durante anos de trabalhos publicados em periódicos, publica seu primeiro livro de poesias intitulado “A Cinza das Horas” (1917).
Nessa obra, Manuel Bandeira teve Tuberculose desde criança, cresceu à sombra dessa doença, como quem espera a morte chegar... sofreu muito com esta triste situação, jamais viveu um grande amor. Merece destaque a poesia “Desencanto” escrita na região serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis, em 1912, durante a recuperação de sua saúde:

Desencanto
Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.

Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.

E nestes versos de angústia rouca
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.

– Eu faço versos como quem morre.
Manuel Bandeira publicou uma vasta obra até sua morte, desde contos, poesias, traduções e críticas literárias.

QUESTÕES DE 13 A 20 
AS CARACTERÍSTICAS DO MODERNISMO



Características do modernismo

Os modernistas brasileiros já não queriam mais escrever de forma rígida e fixa, eles queriam versos livres na poesia, sem a exigência de métricas e rimas. Até as pontuações foram deixadas de lado.
Veja o poema “Pronominais” de Oswald de Andrade e a forma como ele faz uma crítica bem-humorada da linguagem culta:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco 
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Os textos começaram a denotar uma espécie de humor em suas críticas e, muitas vezes, passaram a trabalhar a temática do cotidiano. Por que não escrever sobre mulheres e homens andando na rua indo trabalhar? Por que não escrever sobre os retirantes nordestinos que sofrem devido à miséria e à seca?
A escrita tornou-se livre e deixou espaço para os autores escreverem de forma diferente das quais os leitores estavam acostumados. Clarice Lispector trouxe o fluxo de consciência. Guimarães Rosa começou a inventar novas palavras, os neologismos.

Escritores notáveis do modernismo

Primeira fase do modernismo (1922-1930)

O advento do modernismo esteve intimamente ligado com a Semana de Arte Moderna em 1922. Os idealizadores do movimento, como Oswald de Andrade e Mário de Andrade, tornaram-se escritores notáveis dessa fase.
Eles buscavam uma renovação completa da estética artística e, por causa disso, essa fase ficou conhecida como “fase heróica”.
Essa renovação foi influenciada diretamente pelas vanguardas europeias que também tinham o objetivo de transformar a forma como o mundo via a arte. O cubismo, o surrealismo e o futurismo são exemplos de vanguardas que tiveram forte influência na literatura brasileira.
É uma fase marcada por um nacionalismo muito forte, pela valorização da figura do indígena, por um caráter revolucionário, pela linguagem coloquial e pelo anarquismo.

Manifesto Pau-Brasil

Oswald de Andrade, nesse período, lança o Manifesto Pau-Brasil que salienta a importância de a poesia brasileira ser exportada, assim como o pau-brasil fora no passado colonial.
O lado doutor. Fatalidade do primeiro branco aportado e dominando politicamente as selvas selvagens. O bacharel. Não podemos deixar de ser doutos. Doutores. País de dores anônimas, de doutores anônimos. O Império foi assim. Eruditamos tudo. Esquecemos o gavião de penacho
Uma das características mais importantes é o primitivismo: o sentimento de que o patriotismo seria alcançado pela valorização do passado histórico.
O autor criticava os textos eruditos da burguesia e acreditava no nacionalismo, na originalidade e na linguagem cheia de humor e escrita de forma coloquial, próxima da forma como as pessoas falam no cotidiano.

Manifesto Antropofágico

Outro manifesto lançado pelo autor é o Manifesto Antropofágico, que salientava a importância de não copiar a arte de outros países, mas de assimilar essas características à cultura brasileira.
Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Antropofágico é um adjetivo para canibalismo. O canibalismo, em diversas culturas, foi visto como um ato em que se alimentar de outro ser faria com que fosse assimilado suas características positivas, como a coragem, por exemplo. Essa é a ideia que Oswald de Andrade queria trazer para a arte.
A ideia era pegar todas as características culturais europeias que fossem interessantes e assimilar às obras nacionais.

Segunda fase do modernismo (1930-1945)

A fase que ficou conhecida como “fase da consolidação” mostra um amadurecimento das ideias da década de 1920.
Em meio ao governo de Vargas, do advento da psicanálise, da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, o período estava mais tenso do que nunca e os escritores passaram a dar ênfase à prosa, com cunho nacionalista e regionalista. A literatura passa a ter uma visão extremamente política, com o objetivo de denunciar as mazelas pelas quais os povos oprimidos passavam.
Os poetas mais famosos são Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles. Na prosa, os nomes mais reconhecidos são Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Érico Veríssimo e Dyonélio Machado.
Veja um trecho de Vidas secas, romance de Graciliano Ramos que fala sobre a vida de uma família de retirantes:
A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O vôo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos.
– Anda, excomungado.
O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.

 

Terceira fase do modernismo (1945-1980)

O contexto histórico continua conturbado: o final da Segunda Guerra Mundial deixa sérias consequências e, no Brasil, a sociedade passa pela Ditadura Militar.
A literatura torna-se mais social e humana. Há um retorno ao passado e aos escritos eruditos. Métricas e rimas retornam aos poemas. Os textos tornam-se mais objetivos e há o uso frequente da metalinguagem.
A Geração de 45 possui expoentes famosos na literatura de Guimarães Rosa e Clarice Lispector.
Veja um trecho do romance de estreia de Clarice Lispector, Perto do coração selvagem. Nele, a personagem principal dá vazão ao fluxo de consciência deixando bem elucidado quais são seus questionamentos em relação à existência:
Olho por essa janela e a única verdade, a verdade que eu não poderia dizer àquele homem, abordando-o, sem que ele fugisse de mim, a única verdade é que vivo. Sinceramente, eu vivo. Quem sou? Bem, isso já é demais. Lembro-me de um estudo cromático de Bach e perco a inteligência. Ele é frio e puro como gelo, no entanto pode-se dormir sobre ele. Perco a consciência, mas não importa, encontro a maior serenidade na alucinação. É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momentoem que tento falar não só não exprimo o que sinto como oque sinto se transforma lentamente no que eu digo.

Conclusão

O modernismo foi o movimento literário predominante por quase um século da história brasileira e sua influência é perceptível até hoje nas obras literárias. A ruptura com o passado deu espaço para pensar no nacionalismo e em um tipo de linguagem mais informal. A transgressão deu espaço para críticas e denúncias da situação vivida por muitos brasileiros na época.

ptd: Profª Wilm@


GABARITO: 
EM BREVE!
 


GABARITO
ALUNO(A)___________________________
Nº: __________  3º ANO C – PROFª: WILMA
SIMULADO ENEM 2019
1
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