oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Preposição - Aula 2º Ano do Ensino Médio



https://drive.google.com/file/d/1S4qyWhommwf7uSeRh7EgIvK1CBvbLdaJ/view
Hagar© 2013 King Features Syndicate/Ipress.


1
 (Unicamp/1990 – adaptada)
O humor da tirinha a seguir gira em torno de um enunciado ambíguo (isto é, que pode ter mais de uma interpretação). Leia o diálogo entre Hagar e seu amigo Eddie Sortudo:
Página 211

👩NOTA DA PROFESSORA


O significado de goulache é um prato típico húngaro que consiste em um ensopado de carne e verduras, temperado com páprica ou pimenta, e que Helga é o nome da esposa de Hagar.

a) Como Eddie Sortudo esperava que Hagar interpretasse sua pergunta?

– Tem algo para curar dor no estômago?

b) Como Hagar de fato interpretou a pergunta de seu amigo?

– Tem algo pra causar dor no estômago?



2 Leia e compare os pares de enunciados a seguir, observando como a mudança das preposições acarreta mudança de sentido.



I. O ataque ao adversário foi bem-sucedido.

II. O ataque do adversário foi bem-sucedido.

III. Naquela situação, teve muita dedicação aos pais.

IV. Naquela situação, teve muita dedicação dos pais.

V. Sempre teve amizade aos irmãos.

VI. Sempre teve amizade dos irmãos.
Agora, responda no caderno.


a) Em quais enunciados os termos adversáriopais e irmãos são alvos, isto é, recebem a ação?

2. a) Em IIII e V.


b) Em quais enunciados os termos adversáriopais e irmãos são agentes, isto é, têm a iniciativa da ação?

2. b) Em IIIV e VI

NOTA DA PROFª 👩:



É muito importante que percebam que em IIII e V os termos adversáriopais e irmãos são receptores (ou beneficiários), e em IIIV e VI esses mesmos termos são agentes. Essa questão é uma preparação, no aspecto semântico-gramatical, para a distinção entre as funções do complemento nominal e do adjunto adnominal no estudo sintático. O termo alvo funciona como complemento nominal, e o termo agente como adjunto adnominal.

Gênero Textual: Crônica 

De quem são os meninos de rua? 
Marina Colassanti







3) Leia o fragmento da crônica de Marina Colasanti, depois responda as questões.

Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora.
Talvez não fosse um Menino De Família, mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão. [...]
Na verdade, não existem meninos De Rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino está NA rua é porque alguém o botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que estejam. Resta ver quem os põe na rua. E por quê.[...]


No terceiro parágrafo, em “[...] não existem meninos De rua. Existem meninos NA rua. [..]”, a troca do De pelo NA determina que relação se sentido entre menino e rua seja:



b) de origem e não de posso
c) de origem e não de localização
d) de qualidade e não de origem


4)Pense, com qual objetivo a cronista faz um jogo de palavras trocando a preposição de pela contração na.

Enquanto “de Rua” caracteriza “meninos” em uma situação permanente, “Na rua” dá a ideia de um estado momentâneo.


PtD: Profª Wilm#
Fonte apoio

AULA 02


Quino. Mafalda
 
O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda


Resposta: c) atribuir, no primeiro e no último quadrinho, um mesmo sentido ao vocábulo "indicador". Explicação: A personagem estende o sentido mais conhecido, que denomina o “dedo indicador” para outro sentido usado na expressão “indicador de desemprego” que, neste caso, se refere ao “índice” que calcula o número de pessoas desempregadas, normalmente em porcentagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!