oLhA a HoRa!!!

Quem sou eu

Minha foto
¯`*·.¸¸♥ღ°Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?(Retrato antigo - Helena Kolody) ¯`*·.¸¸♥ღ° Quem é essa que me vê do lado de lá quando eu dela preciso cá? Quem é essa que está em mim e eu nela em hora sem fim? Quem é essa, quem sou eu?De tanta pressa o vento a levou...Fiquei eu Olho no olho O meu no seu Num retrato antigo Num estar comigo Num olhar só meu. (Janice Persuhn)¯`*·.¸¸♥ღ° De retralho em retalho tiram pedaços de mim de espaço a espaço costuram os vazios de mim de palavra a palavra descobrem eu sou mesmo assim. (Autópsia) ¯`*·.¸¸♥

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

PrOfeSsOrA WiLma NuNeS RaNgEl

domingo, 11 de abril de 2021

Produção de texto Gênero Textual Conto

 Proposta escolha entre os três contos e desenvolva o enredo


           Olá alunos do 9º Ano! 
            Faremos nossa 2ª Produção textual do Ano Letivo de 2021, Gênero Textual é CONTO, leia as três opções abaixo, escolha a que mais gostou e dê sequência ao Enredo, abaixo tem as características do Gênero. 
            Perceba que as Propostas não possuem título, assim, ao Concluir, dê um título criativo compatível com a sua Redação!
            Copie a Apresentação da Proposta que escolheu; 
           Seu texto deverá ter  Mínimo 20 e no máximo 26 (o importante é concluir o enredo) 
             Entrega como Avaliação de Recuperação Paralela - Valor 10,0 até o dia 13/04/21
                Não copie da Internet, checarei parágrafo por parágrafo! Confie na sua capacidade de criação e escrita!
 

PROPOSTA 1

Do site Flipik web


Um rapaz encontra um espelhinho de bolso, bafeja-o para dar-lhe polimento, mas é surpreendido pelo reflexo de uma moça tristonha que parecia querer pedir-lhe algo. Assim que desaparece a névoa do espelho, desaparece o rosto da moça. O rapaz bafeja novamente e outra vez o reflexo tristonho lhe aparece.


PROPOSTA 2


Criador: Joejoesang Crédito: Getty Images/iStockphoto
Direitos autorais: Joejoesang



Uma moça solitária sai caminhando por uma estrada e, de repente, se depara com um jovem deitado e desacordado, com um ferimento enorme na cabeça. Assustada, não sabe se socorre o rapaz ou se, por medo, foge daquele lugar.



PROPOSTA 3


Site Minilua


Um colecionador entra em uma loja de antiguidades e se encanta pelo pé de uma múmia. Pede para comprá-lo, mas o vendedor o adverte de que não seria uma boa ideia, pois aquele seria o pé de uma princesa egípcia, filha de um faraó muito cruel. 

O colecionador, encantado, insiste e leva o pé para casa. Dorme e tem um sonho em que uma princesa linda coberta de joias, entra em seu quarto e reclama-lhe o pezinho. Ao despertar, percebe que o pé da múmia desapareceu.



A estrutura do texto narrativo Conto:


Um texto narrativo possui

  • Apresentação;

  • Conflito;

  • Clímax; e

  • Desfecho.


NARRADOR


O narrador de um texto pode ser

  • em terceira pessoa; (externo / observador, não é personagem do enredo) ou,

  • em primeira pessoa. (interno / Faz parte do enredo como PERSONAGEM)


O TEMPO


O tempo nas narrativas pode ser

  • cronológico;

  • sequencial;

  • circular;

  • psicológico.


TÍTULO


A escolha de um título leva em consideração a finalidade do texto, a esfera de circulação e o público leitor desse texto.


AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO


Depois de feita a auto avaliação do texto, faça a reescrita considerando os elementos que faltaram na primeira versão do texto. 

Passar o texto a limpo não é fazer uma segunda cópia.


Postado Profª Wilma







Nenhum comentário:

Postar um comentário

cLiCou? CoMeNtA aÍ Vai!!